• Sonaira D'Ávila

Hofflohmarkt! Meu vício alemão

Atualizado: 11 de Out de 2019


Flohmarkt é uma das minhas perdições aqui na Alemanha. E o Hofflohmarkt é meu vício alemão, uma forma especial de descobrir um bairro. Sou frenquentadora assídua dos dois desde que cheguei.

A Alemanha é conhecida pela forma como recicla, troca, aproveita ou doa as coisas. O desperdício é desestimulado fortemente. Então, toda cidade tem seus Flohmarkt, mercados das pulgas- que muitas vezes são realizados por comerciantes em lugares abertos como praças ou estacionamentos. O Hofflohmarkt (mercados nos pátios) são realizados na Alemanha desde os anos 80. Décadas atrás, os vizinhos e comunidades se uniram em seus próprios quintais pra fazer vendas comunitárias, trocas, doações. Uma experiência comunitária sustentável que se tornou um hábito nacional. Os prédios aqui em Munique e em geral na Alemanha tem um gabarito de 5 andares e tem uma área interna.

Tem algumas regras para a realização dos Hofflohmarkt: Toda pessoa que é moradora de um bairro pode participar. Basta pagar uma taxa de participação de 15 Euros por quintal( o preço de Munique,por exemplo), não importando quantos participantes vão estar lá para vender em seu próprio quintal, pátio ou jardim. As vendas não podem ser realizadas nas calçadas e só moradores podem vender nos quintais.

Depois dos longos dias de inverno já na primavera, as pessoas reorganizam as casas e saem para os pátios dos seus prédios num misto de confraternização e renovação. Todos levam o que querem se desfazer, alguns fazem bolos, salsichas ou limonadas para vender por exemplo. É uma festa animada dos moradores e para os moradores e uma excelente forma de conhecer um bairro.

É um exercício de desapego que as crianças aprendem desde cedo e uma atividade para toda a família, tipicamente local.

Os preços são simbólicos e sempre é possível pechinchar. Tem de tudo, desde livros, móveis, uma infinidade de brinquedos e roupas infantis até roupas de marca. Imagina o meu guarda roupa.

A popularidade do Hofflohmärkte é tanta que vários bairros em Munique o realizam em datas alternadas.

O meu preferido é o Glockenbach que hoje é considerado um bairro elegante, Cool. Glocken quer dizer sinos e Bach rio ,era aqui que os sinos eram fabricados perto do rio. Ele ganhou uma cultura animada com festivais de rua, eventos de arte e também muitas galerias e lojas de artesanato, que é suportado em grande parte pelo movimento gay e se localiza principalmente em torno da Müllerstrasse.

Todo o bairro entra na atividade e os comerciantes locais criam ações, descontos, atividades e é claro o dia termina em festa. Inúmeros balões coloridos nas portas dos prédios indica que ali dentro tem um mundo pra se explorar. E para quem é curioso como eu, vai ter a oportunidade de conhecer a cada semana um novo bairro, suas histórias e recantos.

A temporada dos Hofflohmärkte se inicia no começo de maio e vai até o final de outubro. Você pode encontrar Hofflohmärkte em Colônia, Stuttgart, Frankfurt, Hannover e Dortmund.

Existe um calendário on-line com todas as informações e você pode imprimir o seu mapa do "tesouro" do bairro escolhido www.hofflohmaerkte.de

Pra mim, o Hofflohmarkt fortalece o bairro. Basta a gente querer embarcar junto em uma viagem especial através de ruas, de bairros e de cidades.

E festejar junto!

Que tal dar um giro comigo e dar uma olhada?

#Hofflohmarkt #Glockenbach #SonairaDÁvila #Alemanha #dicas

0 visualização

siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle