top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

St. Nikolaus e o advento

Atualizado: 11 de out. de 2019


Triste, era como ela se sentia nestes dias! - Mas foi "ontem", dia primeiro de dezembro - dia de abrir a primeira portinha do Adventkalender, numa contagem regressiva até o Natal, disse Ela já sofrendo com a partida eminente.

Adventzeit, época de comemorar - As quatro semanas do Advento que antecedem o Natal e simbolizam na Alemanha os quatro milênios, onde as pessoas tiveram que esperar a chegada do "Salvador". 4 Advents sempre aos Domingos. A palavra latina que vem de "advenire", significa expectativas ou chegada, Zeit, tempo!

Sim, Ela sentia, necessitava deste tempo. Tempo para chegar . Tempo! Um menino guloso lhe comendo a festa ... Ela se esforçava para engolir mais rápido estes últimos momentos antes de partir para o Brasil, como se fosse possível fazer um estoque do que mais gostava .

Na noite de 5 de dezembro, eles foram ao Christkindlmarket, aqueles mercados de Natal a céu aberto, tipo feirinhas, com barracas de madeira kitsch mas que representam a alma alemã, aquela mais singela, genuína e tradicional. Eles escolheram um pequenininho perto de casa, só para tomarem um punch e ver os Krampus com St. Nikolaus . A Bavária é muito cristã, igreja é que não falta por lá! Nem lugares sagrados e mágicos! Muitas das antigas tradições pré romanas foram incorporadas e ainda são muito presentes no dia a dia do povo! Como os demônios dos Alpes! Fascinante....e apavorante! Aquele frio na barriga quando ouvimos os sinos que anunciam que estão por perto.

Perto da praça central eles começaram a ouvir barulhos de guizos e viram duas carroças com crianças anjos e St. Nikolaus junto com um homem coberto de peles e carvão.

De repente surgiram uns homens de palha e logo atrás uns demônios com guizos e varinhas na mão...Eles iam manchando de preto os rostos das pessoas no caminho e corriam atrás de algumas.

Ela sem saber o que fazer, então, encarou um. E levou uma "varinhada" .-" Ai , dói " .

Os jovens corriam e provocavam - Krampus é o nome .

Hoje é dia de exorcizar os Demônios. Algumas crianças choravam e muito! Não é pra menos. Hoje á noite eles estão soltos pelas cidades Alpinas para punir as crianças que não se comportaram bem durante o ano! No sábado o dia estava melhor e partiram para Salzburg para tentar encontrar algum presente que faltava. No caminho esbarraram na feira local de frutas, queijos, presuntos, pão, salsichas, bretzel... Claro que não resistiram e compraram na Fürst, as famosas Mozartkugeln, que faz a mesma receita desde 1890.

Deixaram a cidade guiar seus passos e depois de uma breve coleção de minutos chegaram no seu café favorito.

Sim, já tinham um café deles em Salzburg, o 220 GRAD. Voltaram sem pressa , aproveitando os últimos momentos ali!

No Domingo do 2. Advent , o dia amanheceu sem graça, nem neve, nem chuva, sol ou neblina. Um dia meio em suspenso como que aguardasse algo, Ela tambem ! - Não faz sentido Natal no Brasil...As árvores de mentira com algodão, as comidas de Inverno no Verão e os pobres dos Papais Noéis desidratados num calor de +-55 graus !-disse Ela, esquentando as mãos com uma caneca de café. - É por causa do clima, respondeu Ele tomando um Glühwein. - É tudo muito mágico aqui, agora entendi o Natal.

Estava frio, mas Ela lambia estes momentos antes de voltar ao Brasil! - Aqui as pessoas ainda preservam as tradições antigas e o mistério ! - disse Ele rindo e concordando com Ela . No Domingo do 3. e do 4. Advent eles já estariam fervendo no ritmo frenético do Rio. Ou largados em alguma praia do nordeste. Sempre faziam isso. Uma semana antes do Natal, antes da alta temporada para aclimatar e mudar a frequência.

Eles não tinham planos para o Réveillon... Mas com certeza Ele gostaria de "saudar Iemanjá" antes da virada do ano! E fazer umas fotos para mandar para as filhas.

Tempo!

Pela última vez antes de partir, antes de começar a fazer as malas pra voltar pro Brasil, saíram e foram dar uma volta. Percorreram o Bosque, a estrada e inúmeros caminhos ladeados pelo barulho dos seus passos e cheirando ao rio que corre por perto! De longe avistaram uma pequena família no outro caminho. Um rapaz passou de bicicleta por eles na ponte...

...Era possível caminhar horas até as cidades vizinhas e talvez não encontrar ninguém...Ela gostava cada vez mais disso, lhe dava a impressão de que o mundo era só seu!

De vez em quando, Deus cruzava os caminhos, só para mostrar que ele estava lá!

E estranhamente ela se sentia em casa!

Para entender:

Christkindlmarket ou Weihnachtsmarkt -Mercados de Natal originários da Áustria, Alemanha, Sul do Tirol -

E continue acompanhando nosso blog e curte lá nossa página no Facebook, Instagram e no nosso canal no Youtube

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page