top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

De Bayern pro Rio

Atualizado: 12 de out. de 2019


Desde que cheguei por aqui, não me canso de admirar...

A perder de vista, o caminho é de florestas mágicas, parques naturais intactos, Alpes, lagos, rios límpidos, cidadezinhas medievais, castelos de sonhos, inúmeras igrejas e paisagens de tirar o fôlego em uma harmonia perfeita entre modernidade e Tradição.

Baviera em português , em alemão Bayern e em latim Bavaria, é uma região que foi um Ducado, posteriormente um Reino com lindos castelos que fazem parte de um roteiro obrigatório de quem se aventura por aqui. A Bavaria foi mais tarde incorporada ao Sacro Império Romano Germânico e é hoje um dos dezesseis estados federais (Länder) da Alemanha (Deutschland) com uma área de 70.553 km². É o maior estado alemão localizado no sudeste do país com mais de 13 milhões de habitantes e quase um quinto da área total da Alemanha.

A sua capital Munique (em alemão: München) é a terceira maior cidade da Alemanha.

Celtas e romanos habitaram a Bavaria e emergiram em uma região ao norte dos Alpes.

E o que significa "Bavaria" ( " Baiuvarii ")? Significa "Homens de Baia" - Bohemia , a pátria dos Celtas Boii e o nome de um povo germânico que chegou à região nos séculos V e VI d.C.

Hoje os bávaros se orgulham de sua identidade, consideram-se como "bávaros" em primeiro lugar e possuem uma cultura única. A grande maioria da população é católica e preserva suas tradições como o festival Oktoberfest e diversos elementos e festas do simbolismo Alpino.

Falam-se diferentes dialetos na Bavaria de acordo com as identidades culturais das regiões.

Pelas ruas é comum se escutar um "Grüß Gott", algo com salve Deus, ao se cruzar com alguém.

Caminhar ou pedalar pelas antigas rotas ( algumas milenares) é uma das melhores formas de se descobrir este pedaço de mundo. Pelo caminho a fora somos lembrados que esta é uma região católica- do nada aparece um altar ou um cruzeiro ou simplesmente uma imagem sempre adornada de flores, assim como as janelas das casas.

Os trajes tradicionais são usados no dia a dia e em eventos da comunidade.

Os homens vestem suas Lederhosen (bermuda ou calça de couro) e as mulheres as Dirndl ( vestido com avental e blusa branca em geral).

Depois de ter sido uma região agrária pobre, a Bavaria é hoje um dos estados mais ricos da Alemanha e da Europa com importantes indústrias, sendo a principal região turística do país.

Uma curiosidade, numa terra de duques, reis e imperadores, a última princesa da Bavaria, Maria Isabel von Wittelsbach, casou-se, em 1937, no Palácio Nymphenburg em Munique, com Dom Pedro Henrique de Orléans e Bragança, o chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 a 1981.

Ela foi, até a sua morte, a Imperatriz-mãe do Brasil.

Da Bavaria/Baviera direto para o Rio, em 1945 o casal imperial Teuto-brasileiro consegue embarcar para o Brasil. Sua primeira residência brasileira foi no Palácio do Grão-Pará, em Petrópolis, Rio de Janeiro, e depois no bairro do Retiro e no final da vida em Vassouras.

Um Ducado, um Reino, um Império, uma saga épica! Da Alemanha para o Rio de Janeiro

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page