top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

Momento da Reunificação

Atualizado: 28 de dez. de 2019


Simbólico para mim este dia aqui na Alemanha. Vejo que o discurso de "nós contra eles" parece ecoar por tantas partes no mundo. Sim, enquanto alguns separam, outros unem!

É hoje o Dia da Unidade Alemã, ou Tag der Deutschen Einheit. O dia 3 de outubro é importante para a Alemanha.

A reunificação aconteceu há 26 anos. Após a Segunda Guerra Mundial, o país foi dividido em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. Berlim foi atravessada por um muro que separava as pessoas do leste das pessoas do oeste da cidade. O muro tornou-se símbolo dessa divisão. Uma Revolução Pacífica das pessoas na RDA, começou em setembro de 1989 com as manifestações das segundas-feiras em Leipzig. -"Nós somos um povo" ( Wir sind ein Volk) -gritavam e marchavam.

Por causa da pressão contínua da sociedade, a RDA abriu a passagem para a parte ocidental de Berlim na noite de 9 de novembro de 1989. Posteriormente o "grito" se transformou e hoje é usado como -"Nós somos o povo" ( Wir sind das Volk) https://de.wikipedia.org/wiki/Wir_sind_ein_Volk

Hoje a Alemanha tem diante de si outros desafios, mas a disposição ao diálogo para enfrentá-los é manifestada a cada momento. O discurso do presidente alemão, Joachim Gauck reforça a união e fala para todos: "Importa manter o diálogo sobre aquilo que nos une e aquilo que nos deve unir. [...] Juntos podemos preservar a coesão entre os que aqui vivem. E podemos criar a coesão com os que se juntam a nós. [...] Num mundo cada vez menor, a solução não passa por fechar as portas."

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page