top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

Como é fácil aprender Alemão

Atualizado: 12 de out. de 2019


Juro, que nestas minhas indas e vindas do Rio pra cá (vivendo de Sol a Sol) seis meses no Rio e seis na Alemanha, fico tentanto entender a lingua e a gramática pra mim mesma, primeiro pra aprender, e depois pra não esquecer.

Quando estou no Rio, pouco passo perto deste "papo" e quando volto, tenho que mergulhar de cabeça neste universo.

O melhor exemplo que encontrei, que explica a minha "animação" com o idioma, foi o dada pelo mestre Deonísio da Silvana na estória que se segue:

"O livro nos conta que os "ratos de bolsa" ou cangurus (Beutelratten) são capturados e colocados em jaulas (Kotter) cobertas de um tecido (Lattengitter), para abrigá-los do mau tempo. Essas jaulas são chamadas, em Alemão, "jaulas cobertas de tecido" (Lattengitterkotter); assim que botam um canguru dentro delas, ele é chamado Lattengitterkotterbeutelratten, "o canguru da jaula coberta de tecido".

Um dias os hotentotes capturaram um assassino (Attentater), acusado de ter matado uma mãe (Mutter) hotentote - Hottentottermutter -, que tinha um filho tonto e gago (stottertrottel). Essa pobre mãe se chama, em Alemão, Hottentottenstottertrottelmutter, e seu assassino é chamado de Hottentottenstottertrottelmutterattentater. A polícia prendeu o assassino e o enfiou provisoriamente numa gaiola de canguru (Beutelrattenlattengitterkotter), mas o prisioneiro escapou. As buscas mal tinham começado, quando surgiu um guerreiro hotentote, gritando:

— Capturei o assassino! (Attentater).

— Sim? Qual? — perguntou o chefe.

— O Lattengitterkotterbeutelratterattentater! — respondeu o guerreiro.

— Como assim? O assassino que estava na jaula de cangurus coberta de tecido? — perguntou o chefe dos hotentotes.

— É, sim, é o Hottentottenstottertrottelmutteratentater (o assassino da mãe hotentote de um menino tonto e gago) — respondeu o nativo.

- Ora , respondeu o chefe, tu poderias ter dito desde o início que tinhas capturado o Hottentotterstottertrottelmutterlattengitterkotterbeutelrattenattentater."

Como dá para ver, o Alemão é uma língua fácil; basta a gente se interessar um pouquinho... e sair juntandotudo.

Agora é só acertar o artigo. É masculino, feminino ou neutro (der, die or das)?

Facin, facin, né?

Então, repete comigo :

Hottentotterstottertrottelmutterlattengitterkotterbeutelrattenattentater

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page