• naravidal

Dia de padroeiro na Inglaterra talvez não seja igual no Brasil

Atualizado: 12 de Out de 2019


Hoje é um dia e tanto na Inglaterra. Engana-se, portanto, quem imagina que seja o dia de São Jorge, padroeiro desta parte da ilha, o dia mais importante.

Hoje é aniversário de William Shakespeare! Claro, dia de Saint George também. Acontece que o inglês, diferente do irlandês, festeiro e muito religioso no dia de São Patrício, o dia de Saint George é meio que passado sem muita menção. O inglês não é um povo muito religioso e bem pouco místico. Assim sendo, as festas religiosas não têm sua tradição por aqui. Não se vê procissão de Páscoa, não se vê domingo de ramos e o que se vê de Saint George seja talvez um copo de vinho levantado que deseja saúde a quem segue ou não uma crença que seja.

Na Idade Média o dia de São Jorge era animadamente celebrado. Desde o século dezoito com o Humanismo já estabelecido e a religião e suas verdades desafiadas, a tradição da festa foi acabando e o que ainda se vê, com alguma sorte e afinco de procura, é a bandeira da cruz inglesa decorada em pubs e o hino Jerusalem cantando nas igrejas.

Mas eu suspeito que São Jorge seja mais celebrado no Brasil que por aqui, ainda que tenha título de padroeiro. Nossa Senhora Aparecida ficaria surpresa com o dia comum que é hoje.

Ah, e viva Shakespeare!

#NaraVidal #Londres #Inglaterra

siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle