top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

O dia dos Reis Magos e a gratidão

Atualizado: 10 de jan. de 2021


Os Reis Magos/Pixabay
Os 3 Reis Magos no caminho para Belém. ( Foto: Pixabay)

O dia dos Reis Magos é celebrado pelos cristãos de todas as vertentes todo 6 de janeiro. Além disso, o sentido do dia é de agradecimento, de gratidão. Neste dia, é recomendado retirar as guirlandas das portas e desmontar os presépios e a árvore de Natal. Assim, se encerra o ciclo natalino.


A LENDA

Os Reis Magos e a estrela-guia/Pixabay
Conta a lenda que os Reis Magos seguiram a estrela brilhante que os guiou durante toda a viagem. (Foto: Pixabay)

De acordo com a lenda, teria sido nesta dia que os Reis Magos, os sábios ou eruditos do Oriente, seguindo a estrela brilhante chegaram a uma manjedoura em Belém onde havia um menino recém-nascido, o Menino Jesus


Os magos lhe trouxeram presentes com 3 símbolos importantes: ouro, incenso e mirra que significam, respectivamente, a realeza, a divindade e a imortalidade. Naquele momento, os Reis Magos representavam toda a humanidade daquela época.

Diz, ainda, a lenda que um era moreno (poderia ser persa ou assírio), outro branco (quem sabe, vindo do que hoje conhecemos como Europa) e o terceiro era negro (vindo da África). Seus nomes surgiram muito tempo depois: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar.


PELA EUROPA E UMA BRUXA DO BEM

Befana, bruxa do bem na Itália.
Tradição italiana: os e Reis Magos e a Befana, bruxa do bem, juntos

Na Itália, junto com o dia de Reis é celebrado o dia da Befana. Conta um rito pagão romano que uma mulher muito velha envolta num xale preto e montada em uma vassoura vinha visitar as casas na noite entre 5 e 6 de janeiro. Essa data é comemorada até hoje.


As crianças colocavam suas meias ou sapatos nas janelas para que a Befana deixasse bolos, doces ou pequenos brinquedos. Claro, se elas tivessem se comportado bem. Aquelas que se "comportassem mal" teriam as meias preenchidas com carvão ou alho.


A lenda também nos fala sobre essa junção com os 3 Reis Magos. Diz que eles tinham dúvida sobre o caminho para chegar a Belém. No trajeto, teriam pedido informações a uma velha. Ela respondeu que não sabia o caminho.


No entanto, ofereceu sua casa para que eles pernoitassem. Na manhã seguinte, em agradecimento, gratidão, pela acolhida, eles a convidaram a seguir viagem com eles. Mas, ela lhes disse que estava muito ocupada. Recusou o convite. Mais tarde, é claro, se arrependeu.


Ela tentou seguir a rota dos 3 Reis Magos, mas nunca conseguiu alcançá-los. Nessa busca, ela vai de casa em casa do caminho. Deixa doces para as crianças na esperança de que um deles seja o Menino Jesus.


Em Portugal, é dia de se comer o “Bolo de Reis”, uma rosca em formato de coroa com frutas cristalizadas que leva uma fava na massa. Diz a lenda, que quem receber a fatia com essa fava terá fartura o ano todo. E, que precisará retribuir no ano seguinte com um “Bolo de Reis” em agradecimento. Dessa forma, o ciclo de receber, retribuir e compartilhar se mantem.


Na Espanha, as crianças deixam sapatos na janela com capim dentro. O simbolismo está no fato de que os camelos viriam se alimentar. Assim, os Reis Magos em agradecimento por seus animais terem sido alimentados deixem doces no lugar da grama.


UMA CIDADE E O DIA DE REIS

Angra dos Reis, Rio de Janeiro
O lindo litoral de Angra dos Reis, Rio de Janeiro: a área foi descoberta no dia de Reis

Em 6 de janeiro de 1502, uma expedição portuguesa comandada por Gonçalo Coelho chegou a uma baía ou angra na costa do atual estado do Rio de Janeiro.


Em homenagem aos 3 Reis Magos, recebeu o nome de Vila dos 3 Santos Reis. Essa região só foi colonizada a partir de 1556. Mais tarde, passou a ser Vila de Angra dos Reis e, finalmente, Angra dos Reis.


No Brasil, nas pequenas cidades do interior do país, se festeja o Reisado ou Folias de Reis. São festas folclóricas que misturam a tradição europeia com uma identidade própria regional recheada de cores, brilho, música e significados do nosso povo de cada região.


Vamos procurar manter o espírito desse dia: gratidão sempre. E, que sigamos a luz e na luz.


Passa lá no nosso Facebook e no Instagram pra acompanhar as nossas histórias.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page