Poço Corga , minha praia fluvial em Portugal
- Bete Antunes
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 horas
Quando saí de Lisboa para morar em Leiria, descobri como Portugal tem praias fluviais lindíssimas. Sim, a água costuma ser muito gelada, mas é cristalina.
E, com o calor que anda fazendo por aqui, é refrescante dar um mergulho.
Uma das minhas praias fluviais prediletas chama-se Poço Corga, em Castanheira de Pera, no distrito de Leiria.

O lugar é cercado pela Serra da Lousã e passou por um banho de loja (e olha que já era muito bom!) recentemente. Agora dispõe de banheiros, um chuveirão e um piso novinho em folha. Em Poço Corga não há areia de praia (algumas têm). É só chegar, estender o toalhão, procurar uma sombrinha e relaxar.
Eu sempre levo minha bebida e meus aperitivos, como todos costumam fazer em Portugal, independentemente da praia. Há uma área só para piqueniques em Poço Corga. Mas há um bar/lanchonete, em frente ao estacionamento, para quem esqueceu o lanche em casa. E o estacionamento é grande, não há problema de não ter onde parar o carro.

Poço Corga também tem salva-vidas, que, na terrinha, é chamado de nadador-salvador. Para quem tem crianças, o local é perfeito!
E não se esqueçam de levar sapatilhas aquáticas porque dentro d’água há pedras. Confesso que, na última vez que estive lá, eu esqueci e entrei de chinelo mesmo. Deu jeito, mas a sapatilha é mais confortável e segura.

Da capital a Leiria, é uma hora e meia de carro. E de Leiria a Porço Corga, gasta-se mais uma hora. A dica é conhecer a aconchegante cidade de Leiria, com seu belo castelo e centro histórico, e, depois, partir para Poço Corga.
Como o sol se põe por volta das 21h, no verão europeu, o dia fica mais longo e dá tempo de fazer várias coisas num passeio só.
Viva a época mais quente do ano!
Elizabete Antunes é jornalista carioca e mora em Portugal. Depois de viver dois anos em Lisboa, se mudou para Leiria, no centro do país, a uma hora e meia da capital. Trabalhou em jornais como O Globo e Jornal do Brasil, nas revistas Quem, Contigo! Veja Rio e hoje está no PÚBLICO Brasil em Portugal
Lindo!