• Sonaira D'Ávila

Roteiro de 8 dias no Uruguai

Atualizado: Nov 18


Cabo Polonio é uma reserva de lobos marinhos e fica a 85 km da fronteira do Brasil

Quero deixar, aqui, para você uma sugestão de viagem na América do Sul. Que tal conhecer 3 lugares do Uruguai em 8 dias? Às vezes, a gente esquece que, aí, bem pertinho do Brasil há muitas opções de viagens maravilhosas e de baixo custo.


Sei que as fronteiras do Uruguai ainda estão fechadas para brasileiros. Mas, como sempre faço questão de dizer: tudo passa. Não custa nada sonhar. Quando for possível viajar, essa dica será valiosa.


DO INVERNO EUROPEU PARA AS PRAIAS DO URUGUAI


Como vivo na Alemanha, normalmente, meu marido e eu saímos do inverno europeu para aproveitar o verão e algumas praias do Brasil antes da alta estação começar.

Certa vez, meu marido tinha compromissos profissionais em Porto Alegre um pouco antes do Natal. Para quem não sabe, sou gaúcha de nascimento. Migrei para o Rio ainda criança. Sendo assim, boa parte da minha família vive no Rio Grande do Sul. Resolvi me juntar a ele e encarar uma viagem ao Uruguai a partir da capital gaúcha.

Uma de nossas questões era encontrar um roteiro barato, rápido e que pudesse ainda nos proporcionar um pouco de descanso. Precisávamos voltar para o Natal em família. Enfim, saímos de Porto Alegre rumo a Montevidéu, capital do Uruguai, em um ônibus leito. Foram mais ou menos 805 Km em 12 horas de viagem. Como foi à noite, tudo bem.

A CHARMOSA CAPITAL MONTEVIDÉU

Montevidéu é uma cidade pequena e muito charmosa. (Foto: Pixabay)

Em Montevidéu, foram dois inteiros descobrindo a orla e o centro histórico. Comemos bem, passeamos e dormimos muito bem. O ônibus é ótimo, mas nada substitui uma boa cama.

Encontrei uma ótima promoção e ficamos no excelente hotel butique My Suites Boutique Hotel & Wine Bar bem perto da praia em Pocitos, o bairro da moda. Saindo do hotel, é possível fazer uma boa caminhada pela Rambla.

Aqui, alguns pontos que valem a pena visitar: Ciudad Vieja, Mercado del Puerto e El Palenque, uma churrascaria uruguaia. Dica básica: leve sempre uma blusa ou casaco leve mesmo na primavera ou verão. Venta muito na região mesmo em quase do ano todo.

Depois, alugamos um carro e partimos em direção a Punta del Este seguindo a rota do mar. Acredito que é a orla mais luxuosa da América Latina. Levamos cerca de duas horas para chegar à cidade

CABO POLONIO, PARAÍSO DENTRO DE UMA ÁREA RESERVADA

Cabo Polonio tem um clima parecido com praias nordestinas como Jericoacoara ( Foto: Esse mundo é nosso)

Depois de 2 dias, fomos para Cabo Polonio, também, no litoral. Fica a 85 Km do Chuí, fronteira com o Rio Grande do Sul, e a 268 Km de Montevidéu. Situada perto de outras 3 praias bem conhecidas, tais como, La Pedrera, Punta del Diablo e La Paloma.

A Puerta del Polonio fica no Km 264,5 da Ruta 10 e é a entrada mais usada do Parque Nacional do Cabo Polonio e de fácil acesso. É por ela que a maioria dos viajantes chegam de ônibus, carro ou moto.

Cabo Polonio foi uma grata surpresa. Um pequeno paraíso preservado cercado de dunas com um farol na ponta. É uma pequena vila no leste do Uruguai construída numa área protegida que não pode receber mais construções. O povoado é um lugar parado no tempo com ruas de areia, sem luz elétrica regular. A luz é acionada duas vezes por dia e por apenas algumas horas.

É uma área protegida e reserva de lobos marinhos que se agrupam perto do farol histórico que foi construído em 1881. É um dos monumentos do Uruguai. Aliás, o nome do local, Polonio, dizem é uma referência a um capitão espanhol que naufragou por ali em 1773. Ele se chamava “Polloni”.

Cabo Polonio é uma praia sem o clima cosmopolita de Punta. Tem um charme hippie que lembra algumas praias brasileiras, como Jericoacoara, no Ceará, inclusive com a presença de um rua com vários artesãos.

No nosso roteiro de baixo custo, resolvemos voltar no carro alugado até Punta del Este. E, depois seguimos de ônibus, via Chuí, até Pelotas para o almoço de Natal com a família. Foi uma viagem rápida, mas foi o melhor que fizemos. Conseguimos conhecer 3 locais lindos do Uruguai num excelente custo-benefício e em 8 dias. Foi ótimo. Recomendo!


Siga o nosso time nas viagens e experiências pelo mundo também pelo Instagram e Facebook.

siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle