top of page

Silves, um charme turístico no sul de Portugal

Foto do escritor: Do Rio pra cáDo Rio pra cá

Castelo de Silves

Uma parada obrigatória para quem vai ao ao sul de Portugal é Silves. A cidade foi a capital do antigo reino árabe no Algarve. Era a mais importante da região até 1242, quando os mouros foram expulsos pelo rei D. Afonso III. É pequena -  tem algo em torno de 11 mil habitantes – e recheada de charme. Silves está a 60km do aeroporto internacional de Faro e 253Km de Lisboa.


O principal ponto turístico é o Castelo de Silves (fotos acima e abaixo). Considerado o maior do Algarve, foi erguido numa colina da Serra de Monchique, onde antes era um antigo forte romano. Sua construção começou no século 8.


Ruinas

O castelo é um monumento militar com duas estruturas defensivas. Uma externa que protegia a cidade e outra interna, chamada “alcáçova” , um tipo de construção árabe, em geral, com dois pátios de níveis diferentes. É um belo exemplo da arquitetura militar moura.

As alcáçovas” foram ganhando várias adaptações ao longo de anos e acabaram servindo de inspiração para os castelos medievais ibéricos. A entrada é paga e tem valores distintos para crianças e grupos com mais de 20 pessoas. Vale acessar o site para saber sobre os horários e as regras de visitação.


Silves Catedral da Sé

Outras atrações que valem muito a pena programar no seu roteiro são a Catedral da Sé (foto acima), uma das igrejas mais importantes do Algarve e a caminhada pelo centro (foto abaixo).


a principal

Com ruas estreitas e estilo medieval, a cidade é cortada pelo rio Arade (foto abaixo), que durante séculos foi a principal via de transporte de mercadorias do interior para o Oceano Atlântico e para o Mar Mediterrâneo. Foi também uma importante rota dos Cruzados.


Rio Araade

Silves tem algumas quintas e adegas importantes, como a “Quinta do Francês Winery” e “Quinta da Vinha”,  que promovem degustações de seus produtos com hora marcada. De 9 a 17 de agosto de 2024, acontece a Feira Medieval de Silves, um grande evento de reconstituição histórica.


Mais dicas, siga a gente no Facebook e no Instagram

Fotos: Arquivo pessoal

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
bottom of page