top of page
  • Foto do escritorDo Rio pra cá

Arte e história em Sóller, Maiorca na Espanha


Verão na Europa. Temporada de praias cheias, muita gente vinda de tudo quanto é lugar do mundo. Alegria nos cafés e bares de tascas.


Um dos locais prediletos de todos que desejam curtir os dias da estação mais esperada do ano é Maiorca. A maior das ilhas Baleares fica no leste da Espanha, a 700 km de Madri e tem como capital Palma de Maiorca. Essa distância pode ser feita de avião ou de ferries que saem de Valencia, Barcelona ou Ibiza.

Além das praias de mar azul e com muitas cavernas, compartilhamos aqui uma dica de um passeio maravilhoso em Maiorca.

Sóller é uma aconchegante cidade localizada na costa noroeste da ilha com mais ou menos 15 mil habitantes. Fica na Serra de Tramuntana e é rodeada por um vale lindo de plantções de laranjas. As ruas são cheias de construções modernistas que exalam história, arte e cultura.


A melhor forma de chegar até lá saindo de Maiorca é o centenário trem de Sóller inaugurado em 1912. A histórica ferrovia é considerada uma obra fantástica de engenharia para a época. O trem saí a cada 30 minutos e tem horário de funcionamento diferenciado de acordo com a estação do ano.

Pelo caminho de 27 quilômetros, é possível apreciar a deslumbrante paisagem da serra, as casas pitorescas com jardins mediterrâneos cheios de laranjeiras e limoeiros, além dos campos de amendoeiras na idílica vila de Bunyola. A viagem leva cerca de uma hora.


Chegando a Sóller, é possivel desfrutar da antiga estação em estilo art déco. Exposições gratuitas de Joan Miró e de Pablo Picasso - há 50 obras em cerâmica originais do artista – estão em duas salas dedicadas dentro da própria estação.

Uma outra boa opção de turismo em Sóller é pegar o bonde histórico que vai até o Porto de Sóller e aproveitar a parte portuária.

O passeio leva 25 minutos e atravessa a praça da Constituição, a principal da cidade, onde pode-se visitar a imponente igreja de São Bartolomeu que teve sua fachada reconstruída por um discípulo de Miró, Joan Rubió. No entanto, segundo os especialistas, a construção original deve datar do século 13. A visita custa 2 Euros.

Ao fim do passeio, outra dica é sentar em um dos muitos cafés que existem na praça. E, continuar a se encantar com a beleza do passeio. Sóller é um bate-e-volta perfeito para quem está de férias em Maiorca.

Fotos: Acervo Pessoal e Pixabay


Gostou da dica? Então não deixe de seguir nosso time no Instagram e no Facebook.



Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page