top of page
  • Foto do escritorAna Maria Villaça

Zadar na Croácia, cidade deslumbrante


Zadar é uma cidade histórica e culturalmente rica com um belo litoral. O por do sol é um encanto. É um destino popular para férias que oferece uma variedade de atrações para todos os gostos.


Para os amantes da história, Zadar tem muito a oferecer. A cidade foi fundada pelos romanos no século I a.C. e ainda conserva muitos monumentos da época, como o Arco de Augusto, o Fórum Romano e o Teatro Romano. Foi um importante centro do cristianismo no início da Idade Média e abriga várias igrejas e catedrais históricas.


Para os amantes da cultura, Zadar é um paraíso. É um importante centro de música e arte. Abriga vários museus, galerias de arte e teatros. É também conhecida por sua música tradicional o que inclui a música clássica e folclórica da Dalmácia, região que abrange dos territóros da própria Criócia, da Bósnia e Herzegovina e Montenegro - todos países que formavam a Iugoslávia - na costa leste do mar Adriático.

Para os amantes da natureza, Zadar tem um belo litoral com águas mais quentes do que o outro lado do mar Adriático, a Itália, devido ao modo como os ventos sopram. Está perto de várias ilhas que oferecem oportunidades para mergulho, pesca e passeios de barco. Tem uma linda costa com uma extensa faixa de areia.


ALGUMAS DICAS PARA PLANEJAR AS SUAS FÉRIAS EM ZADAR

A melhor época para visitar Zadar é durante a primavera ou o outono europeus quando os dias são mais amenos. Particularmente, eu prefiro a visita no verão apesar das altas temperaturas. É uma cidade relativamente pequena e fácil de se locomover a pé ou de bicicleta.


A língua oficial da Croácia é o croata, mas o inglês é amplamente falado, o que facilita a comunicação. Desde janeiro de 2023, as compras ou serviços em toda a Croácia estão em euros. Só a título de conhecimento: 1 euro equivale a mais ou menos 7,53 kunas, a antiga moeda croata.

Segue, aqui, um roteiro sugerido para uma viagem de 3 dias a Zadar:


  • Dia 1

  1. Visita ao Arco de Augusto, ao Fórum Romano e ao Teatro Romano

  2. Visita à Catedral de São Anastasia e à Igreja de São Donato

  3. Passeio pelo calçadão da cidade com a linda vista para o mar Adriático


  • Dia 2

  1. Visita ao monumento de "Saudação ao Sol” e ao “Órgão do Mar (um gigantesco órgão de tubos colocado abaixo de grandes degraus de mármore à beira-mar que produz sons através do vento e das ondas), duas obras de arte modernas que são símbolos de Zadar.

  2. Programar uma excursão de barco às ilhas de Zadar, como a ilha de Ugljan ou a ilha de Pag


  • Dia 3

  1. Visita ao Museu Arqueológico de Zadar

  2. Visita ao Museu da Música de Zadar

  3. Programação para assistir um concerto ou evento cultural

Zadar é uma cidade que oferece alguma coisa para todos. Com sua rica história, cultura e beleza natural é um destino de férias perfeito para qualquer pessoa.


Ana Maria Villaça é carioca e vive em Lisboa há mais há mais de sete anos. É advogada e consultora jurídica. Atua na área do Direito Migratório e Imobiliário auxiliando e orientando famílias que desejam entrar com procedimento de nacionalidade, vistos e regularização de residência e a viver legalmente em Portugal.


Não deixe de seguir nossos passeios, viagens e vivências também no Instagram e no Facebook.



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page