Olá, pessoal! Cá estou com a maravilhosa colaboração da minha querida amiga Graça Costa, uma portuguesa que conhece tudo sobre as tradições de Natal em Portugal. E, que adora cozinhar para toda a família.
Graça passou-me várias informações sobre a culinária da terrinha, do norte ao sul de Portugal. E, não esquecendo, inclusive, da belíssima Ilha da Madeira. Deu água na boca de tanta coisa gostosa. E eu , claro divido com vocês.
"CONSOADA": A CEIA DE NATAL PORTUGUESA
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, as tradições dos pratos variam em cada região. A Ceia de Natal recebe o nome de "consoada" sendo celebrada na noite do dia 24 de dezembro.
Segundo a tradição portuguesa, na "consoada" o prato principal é o bacalhau cozido com couves, batatas, cenouras e ovos. Tradicionalmente, as famílias portuguesas reúnem-se à mesa na "consoada" e servem-se de pratos de bacalhau. Dependendo das tradições de cada região, há também peru assado ou polvo.
No norte de Portugal, o bacalhau dá lugar ao povo cozido com batatas e couve. Nesta região, nunca faltam as rabanadas, "filhós", que, por sinal, era o doce que minha avó mais fazia, a aletria e os frutos secos, como amêndoas, figos e passas. Tudo isto acompanhado de um belo vinho: é a companhia perfeita.
No centro de Portugal, o prato típico da noite de "consoada" é o bacalhau cozido com couve portuguesa, cenouras, batatas, grão de bico e ovos. Para a hora dos doces, não pode faltar as fatias douradas, as broas castelares, "filhós", sonhos e a lampreia de ovos.
No sul de Portugal, quer no Alentejo ou no Algarve, em tempos, o prato típico era o galo assado ou ensopado de galo com grão de bico e pão frito. Mas, os tempos mudaram. E, tanto os alentejanos como os algarvios adotaram também o bacalhau cozido. A mesa de doces é bem abastecida de azevias de batata doce ou grão, filhoses enroladas, broas de milho e o pão de rala (Alentejo) ou o morgado (Algarve).
Na região da ilha da Madeira, na "consoada", a tradição leva para a mesa as espetadas típicas da ilha em pau de loureiro. O bolo de família madeirense, também, conhecido como bolo de mel da Madeira, está presente em todas as mesas.
E, por hoje, termino o texto agradecendo à querida Graça por ter me ensinado um pouco das tradições portuguesas no Natal. E aqui um pouco de Lisboa nesta época.
Feliz Natal para todos e até breve!
Comments