top of page
  • Foto do escritornaravidal

10 coisas que mudaram quando vim morar em Londres

Atualizado: 12 de out. de 2019


1- Cada um na sua (de verdade!)

O inglês tem uma qualidade que deveria ser exportada: eles não se incomodam com a vida alheia. É difícil ver o inglês olhar duas vezes para coisas e comportamentos que deixariam qualquer cidadezinha brasileira em choque. Uma vez, eu peguei o metrô pra casa, voltando da universidade. Era tarde da noite. Sentada na minha frente, um cara vestido de incrível Hulk. Eu olhava para os lados, ria sozinha e ninguém, inglês nenhum me deu ideia. Todos se escondiam atrás dos seus livros ou jornais, cuidando das próprias vidas.

Coisas que mudaram quando vim morar em Londres

2-Double decker:

A turista que não sai de mim agradece. Os famosos ônibus de dois andares até hoje me comovem. Fazem parte da imagem cultivada por mim antes de pisar aqui. E aqui estão eles. Vermelhos, seguros, pontuais. Você nunca vai me ver no andar de baixo. A vida é muito curta pra andar de ônibus normal!

3- Carpetes no banheiro:

A primeira vez que entrei num banheiro de uma casa de família, pisei num banheiro de carpete. Fiquei enlouquecida procurando ralo, vassoura, rodo. Que nada! Aspirador de pó até no banheiro. Sabe aquela lavação com a vassoura de piaçava, esfregando sabão em pó no chão? Pois é, aqui não existe! Em compensação, a limpeza é muito mais rápida.

4- Vinho bom é vinho barato:

Olha, se um dia eu voltar ao Brasil, essa vai ser uma das dificuldades. Os vinhos são vendidos em supermercados a preço de banana. Aliás, banana às vezes saí bem mais caro.

5- Goiaba:

Puxa... Como eu amo uma goiaba vermelha. E aqui não existe isso. Até hoje, e são dezesete anos de Inglaterra, encontrei goiaba em um único mercado. Mas pelo preço que estava, considerei de verdade propor uma sociedade ao meu pai para exportação. Quem diria... Tantas vezes desprezada por mim por se fazer tão fácil, aqui é feito um pedaço de ouro.

6- Falar sobre o tempo:

Quer começar uma amizade, um namoro, um relacionamento com um inglês? Fale do tempo. Mas fale por minutos e minutos como se fosse esse o único assunto possível. Eles amam falar da imprevisibilidade dos ares e ventos desta ilha.

7- Guarda-chuva na bolsa:

Isso é simples: toda vez que você se esquecer de levar uma sombrinha na bolsa, vai chover. Portanto, aprenda de uma vez por todas.

8- Pontualidade:

Isso não é brincadeira. É um sinal de respeito. Chegar na hora é coisa séria pra Inglaterra. A fama não é por acaso. Os ingleses se irritam muito com a falta de cortesia em cumprir a hora marcada.

9- Planejamento:

Vem de mãos dadas com a pontualidade. O inglês adora planejar. Reservam pacotes de férias com antecedência de 2 anos! Os filhos chegam em intervalos de 2 anos. Um casamento vem depois de uns 2 anos de noivado. O noivado segue, normalmente, depois de dois anos de namoro. E quando uma amiga manda um email, em maio, sugerindo um café em julho com data e hora, marque no seu calendário também. Eles não se esquecem e sempre comparecem! Sempre!

10- Sabem aquelas festas de aniversários caríssimas, com bebidas pra adultos, bufês de preços exorbitantes, dj's, sem hora pra acabar? Aqui não existem. As festinhas de aniversário duram 2 horas no máximo. Hora pra chegar e hora para buscar marcadas em convite. São servidos cachorro quentes, sanduíches feitos em casa, cenouras, pepinos, linguiça, suco. Criança por aqui não toma refrigerante. É raríssimo e até estranho. O doce fica por conta do bolo e só. Ninguém se cansa e fica todo mundo feliz.

Quer saber mais sobre nossas andanças por ai? Então continue acompanhando nosso blog e curte nossa página no Facebook e Instagram.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page