top of page
  • Foto do escritorSoraia de Melo D'Ávila

10 dias de carro pela Toscana e sem planos!

Atualizado: 6 de fev. de 2021

Sabe aquele momento mais esperado do ano pra quem vive em um país frio como eu? Sempre que posso dou uma escapada de Estocolmo, na Suécia para me "aquecer". Enfim chegou o verão. Quando pensamos tirar férias em Julho, planejamos viajar pela Toscana na Itália. E o que poderia ser melhor do que alugar um carro, fazer a rota do vinho e terminar tomando um bom banho de mar quente (O mar da Suécia é gélido)?  

Queríamos fazer um Tour de 10 dias de carro pela Toscana sem planejar muito onde ir ou onde ficar. Escolhemos então começar por Pisa e decidir o resto aos poucos .


Ficamos duas noites em Pisa. Na verdade meio dia seria mais do que suficiente, pois Pisa é uma cidade pequena e o centro histórico também. Se você está em Pisa, claro que deve subir a  famosa Torre de Pisa. A subida é um pouco cansativa, quase 300 degraus, mas a vista vale a pena. Achei um pouco caro o ingresso, 18 euros por pessoa, mas tudo em Itália custa ... e muito!



No terceiro dia saimos de  Pisa em direção a Siena, com pit stop de um dia em San Gimignano, uma cidade medieval que nasceu mais ou menos no séc.III a.C. San Gimignano é muito charmosa  e fácil de conhecer. Tudo se faz a pé. Mas para chegar lá de carro é preciso deixá-lo num parking na entrada da cidade. Minha sugestão é o parking 3 ou 4, mas é preciso chegar cedo. Caso contrário você vai precisar de sorte e paciência. Pagamos quase 20 euros por um dia. Sim, estacionar em Itália não é barato e tb muitas vez não é fácil!



Passeie pelas ruas estreitas e aproveite para provar queijos, salames, azeites de todos os tipos e claro Tartuffo! Aliás, San Gimignano é a cidade dos tartuffos! Você vai encontrar várias lojas especializadas nos maravilhosos tartuffos negros e brancos.


Uma dica: vá ao restaurante La Griglia e peça uma pasta ao tartuffo negro... um manjar dos Deuses! 

Passamos a noite em San Gimignano, o que valeu muito a pena.


A cidade é linda e de quebra assistimos a ópera Rigoletto. 


http://www.gelateriadondoli.com

Antes de ir embora, não deixe de comer um sorvete na Gelateria Dondoli. O meu de côco e manga estava ótimo!



No quarto dia seguimos viagem com destino a Siena, uma das principais cidades da Toscana, tombada como Patrimônio histórico pela Unesco. É conhecida pelas paisagens medievais muito bem conservadas e tb famosa pelo Palio, corrida de cavalos que acontece duas vezes por ano na Piazza del Campo.


Diz a lenda que a cidade foi fundada pelos irmãos Senio e Ascanio filhos de Remo. Os dois fugiram de Roma após o pai ter sido morto pelo famoso irmão Romolo com quem fundou Roma. Uma imagem de uma loba amamentando os irmãos gêmeos pode ser vista por toda a cidade representando a lenda.


Depois de uma tarde em Siena decidimos continuar viagem com sentido a Montepulciano, conhecido pela sua produção de vinhos. E nada melhor do que, visitar uma vinícola e passar a noite lá! Por que não?



Escolhemos a Villa Nottola para dormir no quarto dia. Por 15 euros por pessoa você pode ter uma degustação de vinhos e conhecer um pouco como se produz o néctar dos Deuses! Eu sugiro tb jantar no restaurante da vinícula.



A comida é ótima e o vinho também, lógico! Pedimos novamente pasta com tartuffos negros. Que maravilha! E um por do sol inesquecível!



Na manhã  do quinto dia , pé na estrada para mais um destino...Firenze! E por fim Viareggio!

Quer um pouco mais de Itália? Vem conhecer Carmine Superiore aqui.

E pra você acompanhar nossas histórias pelo mundo passa lá na nossas páginas no Facebook, Instagram. E depois fala para gente do que mais gostou.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page