top of page
  • Foto do escritorDo Rio pra cá

12 dicas de séries e filmes para passar essa pandemia do novo coronavírus


Pão de Açúcar e Praça do Comércio, Lisboa
Rio e Lisboa na conexão das dicas de séries e filmes ( Fotos: Guga Soares)

Ainda na fase “o que fazer durante essa pandemia do novo coronavírus”, nosso time do “Do Rio pra cá” criou outra conexão, RioLisboa. São 12 dicas de séries e filmes.


Continuamos no sistema de distanciamento social, tanto aqui como acolá. Saímos à rua somente para compras no supermercado ou na farmácia. Ainda no caso do Rio, Guiga Soares sai de 2 em 2 dias para o breve passeio com o cachorro. Procura se revezar com o marido.


Em Lisboa, Ana Vilaça está um pouco mais à frente do que o Brasil nas fases de enfrentamento ao novo coronavírus. Por hora, o governo português estima que o processo de emergência social deverá se prolongar até 1º de maio. A ideia é ir liberando o retorno das atividades aos poucos para não gerar uma segunda onda de infecção.


Oeiras, Portugal
Da janela da Ana Vilaça num dia de chuva na primavera portuguesa. ( Foto: Ana Vilaça)

Já se sabe que as aulas não retornarão ao esquema presencial. Provavelmente, somente os 11º e 12º anos do ensino secundário (que equivalem ao ensino médio no Brasil e permite o acesso às universidades através do exame nacional) deverão voltar a ter aulas presenciais.


O restante dos alunos, inclusive das universidades, continuarão com aulas on line ou pela televisão. Mas, ainda se aguarda as confirmações por parte das autoridades sanitárias.


Para todas nós, os dias têm sido de desafios constantes com as tarefas domésticas de sempre, com as mudanças da rotina e com essa nova convivência familiar. Tudo isso faz parte. O mundo inteiro, em fases diferentes, está passando por essas profundas modificações no dia a dia social, legal, comercial e governamental.


Aqui, está a lista e mais abaixo os comentários de cada uma das dicas:


1. A Casa

2. As telefonistas

3. Breaking Bad

4. Comer, Rezar, Amar

5. Explicando

6. Jack Ryan

7. La Casa de Papel

8. Mamma Mia

9. Narcos

10.O Poço

11.Tempo entre costuras

12.Um amor, mil casamentos


DE PORTUGAL, AS DICAS DE SÉRIES E FILMES PARA ESSA PANDEMIA


Ana Vilaça em Portugal
Ana Vilaça curtindo o sol de sua janela em Oeiras, Portugal (Foto: Acervo Pessoal)

Aqui, eu, Ana Vilaça ando varando as noites assistindo novas séries. E, também, não deixo de lado os filmes recentes e aqueles antigos dos quais gosto muito. Voltei ao trabalho de home office e com muita demanda. Ou seja, haja disciplina para não me perder em tantos títulos ótimos.

Vi a quarta temporada de “La casa de papel”, série espanhola de imenso sucesso, quase de uma vez só. Essa quarta temporada estreou dia 3 de abril. Já estou esperando a próxima para saber como será o desfecho.


Outra dica é “O poço “, em Portugal chama-se “A plataforma”: grande filme, mas pesado. Retrata o que estamos passando nos tempos dessa pandemia. Ou seja, não estamos todos no mesmo barco, mas, sim, na mesma tempestade.


“A casa” é outro suspense dos bons. Nos faz pensar sobre o lado psicológico do ser humano. Conta a história de um publicitário desempregado que começa a perseguir os novos moradores da sua antiga casa. Mas, será mesmo que esse filme mostra uma família perfeita? Todo cuidado é pouco! É forte, mas não mais do que “ O poço”. Vale a pena assistir. É mais uma produção espanhola.


Gostei muito de “Um amor, mil casamentos”, uma gostosa comédia romântica britânica. O ator principal vive diferentes versões que se repetem num mesmo dia em meio às situações de confusão com muita gente. A fotografia é belíssima. Não perca!


Estou aproveitando também para rever alguns filmes que amo: “Mamma Mia” e “Comer, Rezar, Amar” com Julia Roberts e Javier Barden.


Mais uma dica: vale muito a pena ver a série “ Explicando”. São duas temporadas, Cada episódio explica um tema diferente. A série se passa nos dias atuais. Explora temas variados desde a ascensão das moedas digitais, à razão do fracasso das dietas ou ao mundo selvagem do K-Pop. Todos os filmes e séries que mencionei estão no Netflix”.


VIVENDO A PANDEMIA NO RIO


Guiga Soares e Tom daschund
Guiga Soares e Tom, um daschund de quase 4 anos, que sai de 2 e 2 dias bem rapidinho (Foto: Acervo Pessoal)

“Do Rio de Janeiro, eu, Guiga Soares, conto o que ando fazendo e o que estou assistindo. Além do meu dia a dia cheio das tarefas domésticas e do preparo da minha nova alimentação - descobri uma gastrite na semana que o isolamento social foi decretado na cidade - assisto séries e filmes também.


Claro, que a música me entretém e muito. Tenho ouvido muito todos os álbuns do Cold Play, do Bruno Mars e do Zeca Pagodinho. Além disso, escrevo muito e acompanho o noticiário de várias partes do mundo. Conversas virtuais com amigos e aulas on line de Pilates também estão na minha agenda diária. Tenho o dia bem ocupado.


Fachada dos Novos Ministérios em Madrid
Aí está a verdadeira fachada dos Novos Ministérios que serviu pra representar o Banco de Espanha na série "La Casa de Papel" ( Foto: Zarateman/ WikiCommons)

Na minha lista, repito a dica de “La Casa de Papel”. Sou fã. Além disso, recomendo “Narcos” (2015 e 3 temporadas). E, também, indico outras duas séries espanholas “As telefonistas” (2017, na 5ª temporada, sobre um grupo de amigas na Madri dos anos 1920) e “O Tempo entre costuras” (2013, uma temporada só, que se passa na Espanha da guerra civil e da II Guerra Mundial).

Ainda na Netflix, curto muito e estou revendo “Breaking Bad” (2008 e com 5 temporadas): o químico Walter White é um dos grandes personagens da dramaturgia das séries.


Na Prime Video, recomendo “Jack Ryan” (2017 e 2 temporadas) baseado num personagem de Tom Clancy, historiador e escritor americano. É uma iniciativa da Amazon para botar o pé no lucrativo mundo do streaming. Mas, ainda, sem o brilho de séries semelhantes como “Homeland” (2011). Curto muito também. Só acho que essa 8ª temporada anda meio perdida. Se você não viu, vale a pena começar”.


Gostaria também de citar "House of Cards"(2013, 6 temporadas e campeã em prêmios) mas, que se perdeu com a saída de Kevin Spacey devido às acusações de assédio. Pena! As primeiras temporadas são um primor de roteiro, atuação e execução.


Mais uma vez, gente: essa fase vai passar! Com certeza! Espero que curtam as nossas dicas para levar melhor esse momento de parada forçada e em casa.


E, continuem seguindo nosso time pelas redes sociais, Instagram e Facebook.

328 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page