• Sonaira D'Ávila

Natal na Alemanha e suas tradições

Atualizado: 24 de Dez de 2019


Feliz Festas!

Algumas curiosidades da época mais esperada do ano. Coisas de Natal na Alemanha que a gente descobre quando vem morar por aqui.

1-Música

Sabe aquela "musiquinha" Noite Feliz ?

- A música original foi escrita em alemão e se chama "Stille Nacht" (Noite silenciosa) - O compositor, Joseph Mohr, era austríaco. A versão "Noite Feliz" foi traduzida pelo monge franciscano Pedro Sinzig, que nasceu na Alemanha, mas tinha nacionalidade brasileira.

Free photo Pixabay

2- Calendário do Advento-Adventskalendar

4 semanas, 4 Advent. A contagem regressiva é uma importante preparação para o Natal todos os dias uma das janelinhas do calendário pode ser aberta e se recebe pequenas "recompensas"- doces, livrinhos, brinquedos! São uma imensa variedade de calendários que inundam as lojas antes de Dezembro.

Free photo Pixabay

3- St. Nikolaus

O Dia 6 de Dezembro se comemora o dia de São Nicolau e este é um dos feriados favoritos das crianças e jovens alemãs. Confesso que meu também apesasr de ter medo, mas amo!

Contei um pouquinho aqui neste outro texto.

Ai a gente entende aquela outra musiquinha: " Botei meu sapatinho, na janela do quintal..." então, na noite anterior, as crianças deixam seus sapatos nas deixam do lado de fora das portas e janelas antes de dormir na esperança de no dia seguinte os encontrarem cheios pequenos presentes ou chocolates. Por aqui o Papai Noel não é tão popular e se confunde bastante com o St. Nikolaus!

O St. Nikolaus, que na Bavaria vem acompanhados pelos Krampus , sua comitiva de anjos e demõnios e são o grande acontecimento da noite do dia 5 e e do dia 6 de Dezembro. Eles vagam pelas cidade e famílias os contratam para visitar as casas e dar as crianças uma "lição".

Free photo Pixabay

4-Advent

A época que prescede o Natal é celebrada em 4 advent. A Coroa do advent o é um ícome natalino e é colocada nas mesas com 4 velas que são queimadas uma a uma a cada Domingo até o Natal.

Os 4 advent são festejados a cada Domingo que antecedem a noite do dia 24 se chamada "Heiligabend"-

Dia 25 e 26 são o primeiro e o segundo dia de Natal, respectivamente que são feriados nacionais.

5-Mercados de Natal (Weihnachtsmärkte)

São milhares de mercados de Natal espalhados pela Alemanha, com suas luzes, comidas e eventos. Romântico no último como mostrei neste post aqui. Um ponto de encontro mais do que esperado por todos para se aquecerem e comemorarem antes do Natal.

6-Festas

No Brasil celebramos o Natal na noite do dia 24 e um dia de Natal, dia 25.

A ceia do dia 24 e o almoço do dia 25 e a vida segue já pensando no Réveillon ...

E logo já será dia de Reis que contei neste post aqui.

Na Alemanha temos dois dias de Natal, mas três noites natalinas.

Normalmente os alemães não fazem uma grande ceia, mas três pequenas ceias de Natal .

Os perus ou chesters do Brasil dão lugar aos gansos ou carpas na Alemanha .Dependendo da região pode se ter um peru também.

Só realmente é Natal se nevar . O Natal branco - Weisse Weinachten é O Natal . E a neve é festejada com muito Schneemann ( boneco de neve).

Natal na Alemanha é assim e com suas lindas tradições...

Frohe Weinachten , Leute ! Ein schönes neues Jahr em 2020.

E quais seus planos para o Ano Novo? Conta pra gente!

E pra você que me lê, confere esta outra dica aqui e passa no nosso Facebook e Instagran , são tantas histórias pra acompanhar...

#Alemanha #SonairaDÁvila #Natal #FroheWeinachten #Tradições

45 visualizações

siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle