top of page
  • Foto do escritorDo Rio pra cá

10 coisas que mudaram quando me mudei pra Austrália


Quando se muda de país, não só carregamos a saudade de casa como também temos que nos adaptar às novas regras e estilo de vida! Eu sou e sempre fui apaixonada pelo Rio. Costumo dizer que o que tem de bom no Rio, não dá pra achar aqui na Austrália, assim como as coisas boas daqui também são missão impossível no Brasil. Quando falamos de violência, corrupção e desigualdade social sabemos que infelizmente nosso país sai bem na frente. Mas em compensação, aquele chopp na rua, sambinha no fim de tarde, o carisma e simplesmente o life style carioca, esquece! Isso você não encontra em outro lugar do mundo que não seja lá no Rio mesmo.

1- No Brasil, as empregadas domésticas, babás, porteiros e garis são profissões que alimentam milhões de famílias e por aqui elas praticamente não existem! Ninguém aqui possui empregada doméstica, a galera bota a mão na massa mesmo! O máximo que se consegue achar são pessoas que pagam por uma boa faxina a cada mês ou 15 dias, e essas atividades geralmente são feitas por brasileiros. Somos conhecidos por trabalharmos pesado e sermos bons na faxina.

2- Outro susto que você leva assim que chega por aqui são os preços das frutas e legumes! É bem caro! O limão, por exemplo, vale ouro por aqui. Em compensação, os chocolates importados como Lindt são muito baratos (adeus dieta!) ! Em geral, quando você começa a trabalhar por aqui, os preços são razoavelmente parecidos com o Brasil, algumas coisas mais baratas mas as frutas e legumes sempre caros!

3- Sem falar nos serviços de beleza femininos... No Rio eu estava acostumada a fazer as unhas toda semana. Sempre morei em Copacabana e por lá você encontra salões e manicures para todos os tipos de bolso e gostos. Depilação, sobrancelha sempre estavam em dia também. Até porque no Rio, em gera,l você encontra muita oferta para esses serviços. Quando você chega por aqui, tudo muda! A diferença está no preço, no serviço e na cultura também. Eu não faço ideia como as australianas se depilam, desconfio que não se depilam ou fazem elas mesmas. Unhas, algumas fazem, mas não é um comum, muitas não tem o hábito ou fazem de uma forma mais simples em casa. Tirar a cutícula não existe por aqui e a depilação completa se chama "Brazilian Wax". Nós, brasileiras que moramos em Gold Coast, sentimos falta desse tipo de serviço, então muitas vezes acabamos fazendo as unhas como a depilação com brasileiras que atendem na própria casa ou vão até a sua casa. Da depilação feita nos lugares comerciais, algumas histórias engraçadas sobre as experiências que rolam com as brasileiras, então acho que ninguém se arrisca.

4- Se a Austrália deixa a desejar nos cuidados de beleza femininos, ganha de dez a zero quando o assunto é transporte público! Aqui na Gold Coast você tem os ônibus e o Tram que circulam por grande parte da Costa. Ambos são extremamente pontuais, limpos e organizados. Você pode conferir os horários que os ônibus passam e ir pro ponto exatmente no horário que estava sinalizado. O sistema do transporte público parece fácil de burlar e não pagar, muita gente tenta, mas é um risco muito caro, se o fiscal te pega, a multa é de quase $300 dólares.

5- Gold Coast é uma cidade relativamente pequena então o comércio e shopping fecham cedo. Na primeira semana você não entende nada. Se pensa em dar uma volta no final de tarde para fazer compras no shopping, esquece. A maioria do comércio local assim como o shopping fecha às 17hs. É estranho, mas a gente acaba se acostumando. Restaurantes, pubs, mercados estendem mais esse horário. Vários cafés abrem por volta das 5 da manhã e fecham em torno das 3 da tarde.

6- O trânsito daqui é maravilhoso! As pessoas são muito bem educadas no volante e dificilmente você pega trânsito. Mas isso é por ser uma cidade menor. Em Sydney ou Melbourne, você vai encontrar os clássicos engarrafamentos das grandes cidades.

7- A Australia às vezes é chamada de "país babá". Isso porque algumas leis são vistas por algumas pessoas como exageradas e sendo um comportamento do governo cuidando além da conta da galera que às vezes passa um pouco dos limites. Um bom exemplo disso é não poder beber na rua. Aqui, se você for pego com uma lata de cerveja na mão andando por aí, pode ser preso. Em alguns parques ou praias, a galera acaba bebendo e não acontece nada. Mas se você sai desfilando por aí com uma bebida na mão, tá errado, muito errado.

8- Uma lei que acho legal aqui é o uso obrigatório de capacete para ciclistas. Apesar de achar capacete chato, tenho que admitir que realmente é uma boa ideia ser obrigatório. A multa chega a quase $300 dólares pra quem pedala sem capacete.

9- Brazilian Time é um termo conhecido por aqui e não me orgulho nem um pouco dele. Somos realmente conhecidos por não chegarmos no horário, o que para eles não faz sentido. Se alguém marca o aniversário no restaurante ou boate oito da noite, dez minutos antes ou oito em ponto será o horário em que os convidados chegarão. E isso é o normal! Doidos somos nós que quando alguém fala "18 hs!" Sabe-se lá porquê achamos que significa 18:30 - hehe.

10- Uma diferença entre esta cidade e o Rio, que eu valorizo muito, é o atendimento e paciência das pessoas com informações para tanta gente falando um inglês muito ruim por aqui. A Australia é um lugar onde muita gente de fora vem morar, mas muita gente mesmo! Então eles não dão risada ou desrespeitam o nosso sotaque e erros com a língua. Pelo contrário, eles agem como se você estivesse falando perfeitamente. E sinto essa diferença quando conheço algum australiano que tenta arriscar no português, eu caio na gargalhada, mas aí logo me lembro que o contrario não rola, então tento disfarçar.

Bom, essas são algumas diferenças que eu senti e vivi nesse pouco mais de um ano vivendo na Austrália. Claro que a cada dia que passa você nota alguma coisa diferente e compara como seria no Brasil. Eu acho muito interessante constatar a diferença cultural e os diversos comportamentos para a mesma situação, dependendo da sua cultura e nacionalidade.

Viva tudo de bom que temos no Brasil e por aqui também! See you soon!!!

206 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page