top of page
  • Foto do escritorDo Rio pra cá

Do Rio a Hollywood


Meu dia-a dia como atriz na Cidade dos Anjos – Parte 1

*Still do longa "Android Cop", com o ator Michael Jai White

Não interessa quantos anos de carreira ou quantos trabalhos tenha feito no Brasil, no momento que você chega em Los Angeles, sua carreira – e vida, começa do zero. Claro que um currículo recheado abre muitas portas, mas todos aqueles relacionamentos construídos ao longo dos anos na sua cidade natal, não servem de nada em terra estrangeira.

Aqui, você é apenas mais um ator que chega a cidade repleto de sonhos e esperança. Mas são tantas as oportunidades, que acabam amenizando a distancia e a saudade da familia e dos amigos, que é a parte mais difícil de suportar quando você escolhe um outro país para chamar de “casa”.

Meu conselho pra você que anda com a mesma vontade que eu tive 3 anos atrás, é esse: vai. Antes se arrepender de ter tentado, do que imaginar o que poderia ter acontecido. Mas se for, vai preparado.

Da decisão até a mudança, foram 5 anos de preparação. Primeiro vim estudar em Los Angeles na New York Film Academy. Queria ter um gostinho da cidade e aprender um pouco mais da indústria. Depois, foram alguns anos estudando pra perder o máximo possível do sotaque (pra aumentar as oportunidades de trabalho) e juntar o material necessário para tirar o visto O1 (visto de artista necessário para que possa trabalhar e fazer testes). Não recomendo vir sem ele, ja que os produtores de elenco não vão nem querer te ver. Inclusive, algumas emissoras nem esse visto aceitam, e só querem atores com o Green Card, coisa que se torna muito mais fácil depois que você já tem o O1. O meu saiu há 5 meses.

*Headshot no estilo de Los Angeles

Para tirar o O1, você precisa primeiro ter um sponsor aqui, que pode ser um manager ou agente. O meu eu consegui depois de pesquisar e mandar meu material. Através de uma advogada indicada por ele, tirei meu O1 e um mês depois, cheguei em Los Angeles.

A primeira coisa que recomendo, é entrar em um curso, que são inúmeros (coloquei uns links abaixo dos que fiz e recomendo). É o lugar perfeito pra você começar a criar a sua comunidade e entender um pouco do processo de testes aqui, que é diferente do Brasil. Aqui, eles usam um processo chamado Cold Reading, onde você recebe uma cena, ás vezes com antecedência, as vezes em cima da hora, e é esperado que você tenha o papel sempre à mão, como forma de lembrar aos produtores que isso não é uma performance pronta, mas em construção. Memorizar também não é importante em um primeiro momento. Por isso as aulas de Cold Reading são fundamentais pra você aprender a estar no momento, conectado com o seu “reader” e pegando as palavras das páginas sem ficar com o rosto enterrado no papel.

*Foto de Livia Wippich

A primeira aula que fiz aqui foi de técnica de audição, justamente pra eu me ambientar e aprender como tudo funciona. Logo você vai entender que é tudo cheio de rituais e regras, desde “não se deve apertar as mãos do produtor de elenco”, até a forma como se deve terminar uma audição. Existem também inúmeros livros sobre o business do show business que acho fundamental. A concorrência aqui é desleal, então quanto mais informado e preparado, melhor.

Outra dica muito importante, especialmente para os Brasileiros: a pontualidade. Aqui, se você chegar na hora, você já está atrasado. O esperado aqui, tanto pra teste, como pra reuniões, é chegar no mínimo 15 minutos antes. Como o trânsito aqui é doido, eu sempre saio com umas 2 horas de antecedência, just in case.

Bom, vou deixar você por aqui e vou aos poucos postando mais dicas e informações sobre como é ser uma atriz estrangeira em Hollywood.

Até a próxima, e se tiver alguma outra dica ou dúvida, comenta por aqui!

LINKS:

Audition Technique/Cold Reading

Scene Study

Books

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page