• naravidal

Quero ver o que seus olhos tocam

Atualizado: 12 de Out de 2019


Sempre que paro pra ver quadros de algum artista conhecido, penso na coleção, aquela particular dele. Aí, parece que algum curador da National Gallery leu meu pensamento e organizou uma mostra de fazer chora de emoção os olhos. Daquelas exposições que mexem com todos os sentidos, por causa de uma beleza além de óbvia, curiosa e particular. O que será que Lucian Freud coleciona? Um dos meus artistas favoritas e cujo traço vem sido copiado fervorosamente e eu não ligo porque me remete à originalidade beleza de tudo que ele fez, teve inúmeras obras de arte de artistas renomados. Cezanne foi um deles.

As impressões do artista francês sobre a violência sexual de bordéis, mesmo que sutilmente sugerida, parece ter interessado Freud. Matisse também comprou Cèzanne. Foi também vinda de Henri Matisse a famosa, sensual e íntima pintura La Coiffure, de Degas (imagem do post).

Aliás, uma das tentativas da pintura faz parte da coleção permanente da Galeria Nacional. A mostra nos deixa frente a frente com inspirações e até obsessões de artistas por outros artistas. Acontece em todo tipo de arte. Há quem leia incansavelmente um autor na tentativa de se encontrar. Muitos artistas plásticos, através das próprias aquisições, utilizavam a arte como ponto de consulta, exaltação e a velha e inútil inspiração. (palavrinha mais vulgar!) Fui embora pensando no Freud que eu possuo. Não literalmente.

É que quando eu trabalhei para uma família aristocrata aqui na Inglaterra, passei uma Páscoa inteira com eles. Na noite de sábado de aleluia, percebi que o banheiro dos meus aposentos e o das quatro crianças pelas quais eu era responsável, não funcionava. Procurei o mordomo que, triste, me avisou que eu deveria usar um banheiro que era uma bagunça, rabiscado, cheio de desenhos e que ele sentia tanto que eu tivesse que olhar aquela desordem. Abri a porta e percebi pelo traço que estava diante de uma emoção, dessas de chover os olhos. - Mas quem "rabiscou esse banheiro desse jeito" questionei só pra me certificar. - "Lucian Freud." - respondeu o mordomo - "A duquesa é amiga dele e ele só usa este banheiro quando vem visitá-la." Não tive dúvidas: era Páscoa e o sábado era, enfim, de aleluia.

Painters' Painting está na National Gallery em Londres.

#NaraVidal #Inglaterra #Londres

0 visualização

siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle