top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

O'zapft is! 500 anos de cerveja...

Atualizado: 11 de out. de 2019


...e mais de dois séculos de festa!

O'zapft is! (algo tipo "está aberto", em dialeto bávaro) é a palavra mágica que em Alemão significa "Angezapft ist es” e anuncia que começou a Oktoberfest.

E o que Significa?

Significa que os dias ainda quentes desta semana, começaram a mostrar, bem devagarzinho, a cara da estação que já está ai. O verde intenso das árvores se mistura ao tom amarelando que se apressa a despontar.

Só pra confirmar que as férias acabaram, e já é Outono (Herbst).

Nas ruas, cartazes avisam para ter cuidado com as crianças, pois o ano letivo começou esta semana.

As lojas venderam as diversas Schultüte e liquidam os artigos de verão.

O costume e tradição celebram um novo ciclo.

No começo do ano escolar, cada criança que começa a estudar, recebe, no seu primeiro dia de aula( desde 1810), a sua Schultüte, ou saco de escola.

Os Schultüten são em formato de cones que podem ser comprados, em qualquer tamanho, e devem ser preenchidos com materiais escolares e brinquedos, além dos doces.

E os mergulhos no rio gelado? Talvez, esta foi a última semana do ano para se tomar sol nos lagos. Por aqui, tudo tem sua época.

Para quem duvida, é só dar uma passeada e ver que o tempo de abóboras já começou, as primeiras maças e castanhas estão caídas das árvores e os girassóis encerarram

o verão.

Dias lindos ensolarados que vão em breve, muito em breve, dar lugar a dias cada vez mais curtos e escuros.

E frios.

Por toda a Bavaria e Austria alpina, as Herbstfest ( festa de Outono) anunciam que o Outono chegou regado às tradições, trajes típicos locais, apresentações de danças e costumes das mais diversas aldeias e cidades.

Nas regiões montanhosas, as vacas são enfeitadas para a tradicional descida dos Alm( pastagens nos altos dos morros) local que passaram a Primavera e Verão e o Almabtrieb é uma grande festa que é o prenuncio da maior festa de cerveja do planeta - a Oktoberfest.

Apesar do nome, a festa começa em Setembro, mais precisamente hoje, dia 17 celebra a sua 183 edição dos seus 206 anos.

O cardápio é o mesmo das Herbsfest ou Biergarten por aqui: cerveja de litro ( Mass), salsicha( Wurst), joelho de porco grelhado ( Haxn) , frangos assados( Hendl), Brezel, toneladas de salada de batata( kartoffelsalate), muitos corações de Lebkuchen( um pão de mel com açúcar colorido de confeiteiro )…. e parques de diversão. Os alemães são “crianças”, adoram.

O Trachtenlook( traje típico) clássico é o Dirndl para mulheres, um vestido com corpete e avental, com uma blusinha normalmente branca com mangas curtas, realçando o decote e os peitos. Muitas vezes, um lenço completa o traje. De acordo com o comprimento da saia, o Dirndl pode ser usado com sapatilha, sapato ou até botinhas. Já os homens( e as mulheres mais novas) usam as Lederhosen, as eternas calças de couro com meias até o joelho de lã ou algodão,e sapato. O companheiro clássico de calças de couro também é a camisa branca ou quadriculada, uma jaqueta tradicional, cinto e, possivelmente, um chapéu. Existem os Trachts de festa e os do dia a dia e, por aqui, eles são muito usados e respeitados.

Este ano de 2016, a Alemanha celebra os 500 anos da proclamação da Lei da Pureza que estabelece as regras da cerveja . Para poder “ ser" uma cerveja, deve conter malte, lúpulo, água, fermento e levedura. É a legislação alimentar mais antiga do mundo ainda em vigor, foi decretada pelo duque Guilherme 4º, da Bavaria, em 1516.

A Oktoberfest existe há 206 anos, mas esta é a sua 183ª edição.

Ela teve de ser cancelada pouco mais de 20 vezes devido a epidemias, guerras e até inflação.

A festa foi criada em 1810 para celebrar o casamento do príncipe-herdeiro Ludwig com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. O povo da cidade de Munique foi convidado para participar das comemorações do casamento nos campos em frente à porta da cidade. A história nos ajuda a entender a origem do nome” Theresienwiese"( gramado de Theresa) que é o local onde ocorre a Oktoberfest. Hoje popularmente, as pessoas chamam o local e a festa de “ Wiesn”.

Depois disso, a festa foi repetida anualmente para o povo, sendo cancelada em 1854 e 1873 devido à cólera, bem como nos anos de guerras e pós-guerra.

Só após 1946, a festa se desenvolveu e já em 1950, recebia de 5 milhões a 6 milhões de visitantes.

Neste ano a estimativa é de que até 500 mil pessoas compareceram, por dia, nos 30 hectares da Oktoberfest que dura 17 dias -de 17 de Setembro ao dia 3 de outubro...

Então um brinde ao Outono e ao encontro.

Ou "Ein Prosit der Gemütlichkeit"

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page