• Sonaira D'Ávila

Tem  Carnaval na Alemanha?

Atualizado: Fev 24


O colorido do Carnaval nas ruas alemãs. ( Foto: DW. AP)

Tem Carnaval na Alemanha ? Tem, sim senhor! A Quinta estação começa no dia 11 do mês 11 às 11 h e 11 minutos como contei aqui . Pode parecer estranho, mas é verdade. Quem recebe a chave da prefeitura no primeiro dia dos festejos de Carnaval, que começa na quinta feira 20/02, são as mulheres. É a chamada "quinta-feira das mulheres", Weiberfastnacht.


Mas, cuidado, se sair para trabalhar neste dia. As mulheres saem pelas ruas cortando as gravatas dos homens. Tudo faz parte de uma grande festa.


A tradição da quinta-feira das mulheres é um costume antigo do início do século 19. Nessa época, um grupo de mulheres da cidade de Beuel, hoje, um bairro de Bonn, resolveu revidar e se divertir da mesma forma como faziam seus maridos, ou seja, festejando e bebendo.


As mulheres abrem os desfiles da segunda-feira de Carnaval. ( Foto: DW. AP)

Os tradicionais desfiles de “ Karneval" da Alemanha acontecem no Rosenmontag, a segunda-feira das Rosas. É o ponto alto da festa das cidades à beira do rio Reno, no oeste da Alemanha. Doces e flores são jogados para os foliões por quem está nos carros alegóricos .

O Carnaval da Alemanha tem como tradição as cores vibrantes, as fantasias engraçadas e os bonecos gigantes de figuras políticas do mundo todo. Em geral, criam cenas com muita sátira e muito humor.

Centenas de foliões de Düsseldorf vão para rua curtir um Carnaval com muita sátira e humor.

Essa multidão de foliões enfrenta, às vezes, as temperaturas baixas e vão para as ruas de Colônia, Düsseldorf e Mainz, principais cidades do Carnaval alemão, em busca de muita diversão. Mas, há festa em outras cidades, como por exemplo, Mannheim, que fica a 45 minutos de Frankfurt, no estado de Baden-Würtemberg.


A prefeitura fecha parte do centro da cidade. Tem muitos foodtrucks, caixas de som nos postes e mais de um palco/caminhão com música eletrônica. O povo se diverte e bebe muito para enfrentar o frio. Alguns se fantasiam, outros ficam mais agasalhados, mas a festa é de todos.


Começa perto do meio-dia e vai até parte da noite quando o frio e nível etílico exigem que os foliões retornem para casa ou para algum bar que ainda pode estar aberto.

Tudo isso sempre acompanhando das tradicionais bandas alemãs que tocam música típicas, muita cerveja e salsichas para matar a fome do público.

Então, é só escolher seu grito: A saudação de Carnaval de Düsseldorf é "Helau" ( a idéia é de que Helau poderia ter suas origens nas palavras Hellblau (azul claro), Hallo ou Halleluja, ou que possa ser uma referência à deusa do norte Hel, que no inverno abre as portas para seu reino. A única certeza de Helau é que ele expressa "a diversão da alegria”) , enquanto em de Colonia é "Kölle Alaaf" . A expressão quer dizer algo como "abram alas" ou "rir alto".


Não importa se você vai de Alaaf ou Helau, tem  Carnaval na Alemanha! Que tal curtir os dias de Momo na Alemanha?

Tem Carnaval sim fora do Rio, fora do Brasil. Ele só é diferente.


Continue seguindo a gente pelo Facebook ou pelo Instagram.

#Alemanha #SonairaDÁvila #Colônia #Düsseldorf #Carnaval

0 visualização

siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle