top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

11:11:11- É Karneval, na Alemanha!

Atualizado: 23 de fev. de 2020


“Kölle Alaaf"!

Daqui a pouco começa! Carnaval... em Colônia!

Dia 11 do mês 11 às 11 h e 11 minutos é quando começa a Quinta estação – a temporada de Carnaval na Alemanha( die fünfte Jahreszeit).


11:11 am elften Elften um elf Uhr elf, o prefeito de Köln entrega a chave da cidade para o povo desde 1823.


A Capital do Carnaval na Alemanha e no Brasil são, respectivamente, Colônia (Köln ) e Rio de Janeiro. Só que a festa carnavalesca brasileira é beeem distinta da alemã. E não só pelas temperaturas. É claro que 40 graus positivos do lado tropical e algo perto do zero na Europa já são alguns graus de diferença pra lá de suficiente para enfrentar uma folia.


Então, Por que o carnaval começa às 11h11 em 11 de novembro?? Culto pagão, feriados cristãos, costumes camponeses.Sozinha em torno de 11 de novembro, vários mitos se entrelaçam.Todos são excitantes....


Pra mim o que mais faz sentido é -11, o número do bobo, ou louco pois "abole" a ordem cotidiana e a inverte. O Faschingstreiben( Carnaval) questiona a ordem social cristã. Além disso, é o menor Schnapszahl, o número da "última hora" no relógio, a hora antes da morte... O 11:11:11 é uma espécie de desafio a ordem do mundo. Faz sentido?

O Carnaval é uma tradição de países ou regiões católicas.

Nos países de língua alemã existem três palavras diferente para “Carnaval": O Karneval renano, o Fasching bávaro e a Fastnacht suábio-alemânica

Todos os três se referem a pré-Quaresma, ao período anterior à abstinência e jejum, dos 40 dias que antecedem a Páscoa.


Cada palavra remota de uma tradição diferente e reflete um pouco dos costumes em diversas regiões de língua Alemã e são modalidades da festa, chamada pelos alemães de “quinta estação do ano”, onde o 11- onze é considerado como número do folião.



Humor e sátira imperam na tradição do Karneval, com discursos de carnaval -Büttenreden em Colônia e às margens do Reno.


O Carnaval de Colônia é chamado Fastelovend ou Kölsche Fasteleer no dialeto local. A abertura oficial é feita no dia 11/11 começando às 11:11 pelos três principais personagens do Trifólio-O Príncipe, a Virgem e o Fazendeiro- interpretado por homens.

O “Crazy days”ou o Carnaval de rua, começa com a Weiberfastnacht, ou a quinta-feira das Mulheres, teve sua origem no século XIX e dá inicio a chamada quinta estação do ano. Neste dia as mulheres cortam as gravatas de quem encontram pelo caminho e podem até beijar policiais.

A música oficial do Carnaval de Colônia é "Alaaf”.

O Karneval é uma palavra latina do século 17 que provalavemente originou-se de “ carne levare” (Fleisch wegnehmen - retirar a carne) usada no noroeste da Alemanha, enquanto a palavra Fasching que remonta do século 13 deriva de Fastenschank (que significa algo como, último rápido serviço de bebidas alcoólicas antes da Quaresma) ou vast schanc (última ceia) e é mais usada no sul da Alemanha e Áustria, na região da Bavária.

O grande dia de Karneval é o desfile das Rosas na segunda-feira onde doces, perfumes, flores são jogados ao público.

Já o grande desfile de Fasching é geralmente no domingo de Carnaval.

Um dos maiores desfiles acontece em Braunschweig no domingo de Carnaval e assim como as festas do sul do país, literalmente, “O Diabo corre pelas ruas”.

O carnaval de Braunschweig é anterior a 1294 , um dos mais antigos do mundo é chamado de "Schoduvel". Mas por quê? A palavra descreve uma antiga tradição que remonta aos tempos pagãos, quando as pessoas tentaram afastar os espíritos malignos de frio, morte e perigo através de ruídos altos, disfarces e comportamento amedrontador. "Scho" significa recuar ou afastando e "Duvel" diabo.

O nome Fastnacht ou Fasnet vem de “fasta” (período da Quaresma) e nacht (noite, véspera) que dizia respeito só à noite anterior ao começo da Quaresma, é usado principalmente na região suábio-alemânica e é bem diferente do Karneval das cidades à margem do Rio Reno , sendo representado por suas fantasias de bruxas, gritos, sinos, ricas máscaras em madeira, esculpidas e pintadas a mão. Serve para espantar também os maus espíritos e o frio do inverno. Fastnacht simboliza a luta entre a luz e as trevas, entre o bem e o mal, entre a primavera e o inverno que vai chegando.

Parece complicado né? Afinal, a gente só quer brincar não importa com qual nome...

Mas, não vá esperando ouvir samba e ver mulheres de biquíni. Ah! E se prepare para encarar chuva ou neve com talvez temperaturas negativas. Ai quero ver quem é bom de folia.

Mas enquanto alguns gritam "Alaaf" outros gritam "lanternas, lanternas" percorrendo as cidades a noite com as crianças e suas lanternas iluminadas.

É que hoje também é dia de St.Martin, dia de comer ganso. Coincidências?... Quem sabe.


Se você tem uma história interesante sobre sua cidade, conta pra gente.

E não deixe de acompanhar a gente lá no nosso Instagram e Facebook .

335 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page