top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

Epifania , Dia de Reis e da Gratidão

Atualizado: 5 de out. de 2019


Free imagem Pixabay

Que dia especial o de hoje! Momento de Epifania dos magos do oriente- Epifania ou simplesmente “manifestação” ou “aparição”, é uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo. Uma estrela no céu que nos guia, nos mostra a encarnação de alguém que deve unir todos os povos e crenças. Este é o sentido do dia de hoje. Verdade ou não, o mito da Epifania de hoje expessa o sentimento ancestral do homem por uma unidade e irmandade.

O Dia dos Reis Magos, é celebrado principalmente pelos cristãos de todas as igrejas, todo dia 6 de janeiro, o mesmo em que as guirlandas são retiradas das portas, os presépios e a árvore de Natal são desmontados, encerrando o ciclo natalino hoje. De acordo com a lenda, teria sido nesta data que os reis magos ( os sábios ou eruditos do Oriente) seguiram a estrela até a manjedoura, chegando ao menino. Os magos lhe trouxeram presentes com seus símbolos: o ouro, realeza, o incenso, divindade e a mirra, imortalidade. Eles representavam toda a humanidade conhecida daquela época e por isso o que se estipulou como tradição. Dizem que um era moreno (persa ou assírio ) , o outro branco (europeu) e o terceiro negro (africano) e só 700 anos depois um cronista inglês deu nome aos magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar.

imagem Google

Pelo mundo

As tradições italianas, celebram o Dia de Reis juntamente com a Befana, um rito pagão romano que segundo contam, é uma mulher muito velha voando em uma vassoura para visitar as crianças na noite entre 5 e 6 de janeiro que deixam as meias (ou sapatos), perto de uma janela para serem enchidas. As crianças que "foram boas" receberam bolos, doces, ou pequenos brinquedos.E as que tenham se "comportado mal", vão ter as meias cheias de carvão ou de alho. Reza a lenda, que os Três Reis Magos tinham dúvida quanto ao caminho a seguir quando estavam indo para Belém e pediram informações à uma velha, mas ela não sabia o caminho. Ela os convidou a pernoitar em sua casa e na manhã seguinte, em agradecimento pela acolhida, eles a convidaram a ir com eles. Mas ela lhes disse que estava muito ocupada e é claro que ela se arrependeu depois. Ela saiu pelo caminho atras dos Magos, mas nunca mais conseguiu reencontrá-los. E por isso ela para em todas as casas que encontra pelo caminho, dando doces às crianças na esperança de que um deles seja o Menino Jesus.

Esta é a “ Befana”. "Na tradição as crianças devem deixar uma garrafinha de vinho e uma porção de um prato típico para a Befana, a velhinha de xale negro, coberta de fuligem ( porque entrava nas casas pela chaminé). Ela voa montada numa vassoura já que sempre varre as casas quando sai, sempre sorri, e carrega um cesto cheio de doces e presentes(ou carvão).”- me contou a wikipedia.

Befana

imagem Google

A 516 anos atrás no Brasil, em 6 de janeiro de 1502, uma expedição portuguesa comandada por Gonçalo Coelho, chegou a uma baía ou angra que era habitada por tribos indígenas Tupinambás.Recebeu o nome de Angra dos Reis, em homenagem à visita dos Três Reis Magos, A Vila dos Três Santos Reis foi o nome inicial da vila que foi sendo colonizada apenas a partir de 1556, passando depois a Vila de Angra dos Reis e finalmente Angra dos Reis.

No Brasil, nas pequenas cidades do interior do pais, se festeja o Reisado ou Folias de Reis. São festas folclóricas que se misturam às origens européias e que assumiram uma identidade própria com cores e significados locais do nosso povo de cada região.

Na Espanha, as crianças deixam sapatos na janela com capim dentro. A ideia é que os camelos venham se alimentar e os Reis em agradecimento por seus animais terem sido alimentados, deixam doces para as crianças no lugar da grama.

Bolo Reis

Em Portugal, é o dia de se comer o Bolo Rei, a rosca em formato de coroa, com frutas cristalizadas que leva uma fava na massa e quem receber este fatia com ela, terá fartura o ano todo e precisa retribuir oferecendo o Bolo de Reis do ano seguinte. Um ciclo de receber e compartilhar eterno.

Por “coincidência”, o Dia da Gratidão é comemorado em 6 de janeiro.

Então, feliz Dia de Reis! Buona Befana pra nós meninas!

Gratidão sempre!!!! Sigamos a luz e na luz.

Ah! Passa lá no nosso Facebook , Instagram e Youtube são tantas histórias pra acompanhar...

133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page