• naravidal

O direito ao voto e outras lutas

Atualizado: 11 de Out de 2019


Não sejamos irresponsáveis ao ponto de discutir a importância do feminismo. Não há espaço pra duvidar da sua importância. A discussão deve ser em torno do reconhecimento de lutas e conquistas. O direito ao voto. Paciência, mulheres, com o porvir. Paciência, mulheres, com o silêncio das que ainda têm medo ou não reconheceram seu valor.

Uma passagem: Alice Hawkins, sufragista e operária numa fábrica de sapatos, foi presa cinco vezes pelas campanhas a favor da igualdade na remuneração do trabalho feito por homens e mulheres. Numa das suas campanhas, ela sabia que seria presa em questão de dias. Passou noites acordada, cozinhando e deixando jantar pronto para os seis filhos para que tivessem o que comer na sua ausência. Nossos esforços, nossos desafios, nossa luta talvez não sejam tão novos quanto imaginamos. Há 100 anos as mulheres podem votar aqui.

Este mês uma estátua de Hawkins e uma moeda de 50p da Pankhurst como parte da comemoração do reconhecimento do direito ao voto. Semana passada entrei numa discussão quando uma conhecida me disse que paga mesada maior ao filho que para a filha. Ainda não é nem sensato nem seguro deixar o campo de batalha.

(Imagem: Pankhurst)

#NaraVidal #Inglaterra #100anosdedireitoaovoto #Londres

siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle