top of page
  • Foto do escritornaravidal

A estranha loja de livros infantis

Atualizado: 12 de out. de 2019


Ah, a vida... Essa correria de relógio, de horas e cartas marcadas, surpresas impensáveis pelos ponteiros mesmo que certeiros. Desde fevereiro que eu quero contar pra vocês sobre uns achados em Londres, mas olha a hora, olha a correria, olha a pressa, olha um e outro e dois e vários compromissos. Sinto-me de frente para o coelho de Alice. Mas espera! Foi exatamente lá que eu estive no dia dos achados que eu falei que queria contar. Sobre esta estranha loja de livros infantis.

Marchpane é uma livraria especializada em Lewis Carroll. Alice por toda parte. Edições raras, outras raríssimas (leia caríssimas) são encontradas nas estantes empoeiradas de acabamento simples.

Numa prateleira repleta de livros de Alice, um aviso curioso: use as duas mãos para pegar nos livros. A atendente e gerente da livraria, uma moça que naquele dia tinha cabelos vermelho tomate e foi um tanto quanto antipática, me disse que todo livro, por questão de bom senso, deve ser manuseado com todos os dedos possíveis. Uma questão de cuidado. Concordei com ela. Ela disse que o aviso é relativamente recente e reflete um número de turistas mais preocupados em fotografar as páginas que ler uma delas.

Uma livraria desse tipo é sempre uma espécie de país das maravilhas. Há uma cerimônia e receio ao adentrar, mas sente-se logo à vontade desde que abrace as características tão curiosas e estranhas do lugar. Além de Alice, a livraria orgulha-se de manter um belíssimo estoque de livros infantis da época vitoriana que vêm, claro, cheios de lições de moral. Imagino o escândalo causado pela originalidade de Carroll que escreveu através da fantasia, da imaginação, sem moralismo. Imagino o vinco das bocas fechadas de moralismos dos vitorianos. Destaque ainda para a adorável coleção de livros e ilustrações de Beatrix Potter.

Talvez a Marchpane seja uma das estranhas lojas de livros mais inglesas de Londres porque combina História e singularidades, estranhezas. Marchpane fica no número 16, Cecil Street. Uma ruela cheia de antiquários e livrarias esquina com a Charing Cross Road.

Quer saber mais sobre nossas andanças por ai? Então continue acompanhando nosso blog e curte nossa página no Facebook e Instagram.

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page