top of page

Casamento Inglês: Esquisitices, etiqueta ou choque cultural?

Atualizado: 12 de out. de 2019


Ainda ontem, deparei-me com uma vitrine bem grande de roupas de verão. Aqui, muito mais que no Brasil, a troca de estação faz sentido. As estações mudam diante dos nossos olhos, cada qual com seu charme intenso, suas inconveniências e seus encantos. Mas aqui na Inglaterra, mais que praia, verão é tempo de casamento! Afinal, se casar-se em dia de chuva tráz sorte, o inglês prefere amargurar a convivência diária a sacrificar o seu grande dia D!

Lembro-me do primeiro casamento para o qual fui convidada. No convite dizia: homens de casaca e mulheres de chapéus. Aquilo me fez rir. Imagina se no Brasil a gente liga pra isso. Queremos mais é um figurino digno de Oscar, com brilhos, paetês, comprimento generoso! Mas aqui a coisa é meio diferente. Vestidinhos leves e florais são os mais chics. Chapéus são o acessório que vai diferenciar e dar pompa ao dia. Nada de longo de tafetá ou cetim. O menos aqui é mais. Bem mais! Casamentos têm sido cada vez mais sobre celebração do amor e menos sobre luxo e aparência.

Detalhes de uma recepção de casamento

Free photo by Pixabay

Mas um casamento inglês não seria inglês se não seguisse formalidades. Várias delas! Aqui vão algumas das quais eu me lembro:

- Nunca, mas nunca mesmo leve um parente, amigo, pai ou mãe que não tenha sido oficialmente convidado para a cerimônia! Nada de onde cabem cem cabem cento e um. De maneira nenhuma. Esse comportamento é visto como grosseiro e mostra falta de consideração para com os noivos e os pais dos noivos. Afinal, o chef e o menu foram contratado e escolhidos para servir cem pessoas. Nem mais nem menos.

- RSVP não é só para enfeitar o convite. Exatamente pelo mesmo motivo acima, a comida, as bebidas custaram os olhos da cara e se você não puder comparecer ao casamento deve informar com antecedência! Nunca uma semana antes. Um dia antes é crime e você nunca mais vai ouvir falar dos noivos que vão, invariavelmente guardar rancor! Portanto, responda, por favor, se sim, se não, dentro do prazo e cumpra sua palavra. Simples!

- Prepare-se para se socializar. Não gosta de ficar sem o marido, namorado, melhor amigo? Esqueça isso em casamento inglês!

Mesa de recepção em casamento inglês

Free photo by Pixabay

As mesas da recepção trazem os nomes dos convidados, todos misturados. Uma mesa pode ter um ator famoso, um idoso, um adolescente, um médico e um policial. Todos juntos, conversando e se conhecendo. Afinal, se for para falar sempre com as mesmas pessoas, melhor comprar uma pizza e nem sair de casa! Mas não se desespere. A conversa pode ficar ótima depois de uns dois copos de champagne! E relaxe: seu par nunca está tão distante. Estará numa outra mesa do salão, fazendo o mesmo que você: conhecendo outros nomes e vidas!

- Discursos, discursos e mais um pouco de discursos! O noivo, a noiva, o melhor amigo do noivo, o pai da noiva e quem mais quiser vai ter um discurso preparado para apresentar no dia. Contar historinhas de como eram quando criança, quanta arte fizeram. Mas atenção: discursos de melhor amigo que fala de ex casos na frente da noiva e da sua família podem até causar gargalhadas nos convidados, mas nunca ficam bem no final das contas! Já vi vários! Um constrangimento só!

Formalidades de um casamento inglês

- Chapéus, fascinators (aquele arco com flores e plumas) ou flores no cabelo: a questão do chapéu, ou um enfeite nas madeixas é exatamente uma tradução dessa formalidade inglesa em relação ao evento e uma forma de celebração, de se enfeitar para uma ocasião de festa. Leva-se a cerimônia muito a sério e o chapéu não é só estilo: é respeito pela ocasião, tão especial para quem casa hoje, quanto será para você no seu dia D! O melhor de tudo? É quando a noite é uma criança e os chapéus voam e a festa pode, finalmente, começar.

Realmente o casamento inglês é peculiar. Quer saber mais histórias de amor em terras estrangeiras? Dá uma olhadinha no vídeo no nosso canal.

E continue acompanhando nosso blog e curte nossa página no Facebook e Instagram.

129 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page