top of page
  • Foto do escritornaravidal

Top 3 livrarias em Piccadilly, Londres

Atualizado: 12 de out. de 2019


Subir Haymarket em direção a Piccadilly é sempre uma dessas experiências arrebatadoras.

Uma area onde desfilam riquezas e luxos excessivos, é um ponto de Londres que, ou te faz sonhar alto ou te derruba pela pequenez da sua conta bancária.

Lojas de caviar, champagne, galerias de arte, tapetes persas e, surpreendentemente, livros!

Um item bastante democrático, o livro é aquele objeto de luxo que ainda é acessível. O luxo está exatamente no fato de estar imerso numa atmosfera de exclusividade, e com isso, não quero falar da vulgaridade do dinheiro quando, de fato me refiro ao pequeno número de pessoas que leem.

Mais à vontade para circular em livrarias que em lojas de caviar, como já falei por aqui, listo aqui minhas top 3 livrarias em Piccadilly, as favoritas nessa cara e exclusiva area de Londres. O melhor de tudo: uma atrás da outra!

Photo by Waterstones

a famosa rede tem uma grande vantagem: não caiu na armadilha de reproduzir o mesmo conteúdo em todas as suas lojas no país. Pelo contrário: apesar de ser uma gigante, a Waterstones seleciona seus livros em destaque de acordo com a procura bastante específica do seu público. Isso é fascinante, pois enquanto num ponto da cidade o interesse é obviamente em livros sobre a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, em outras, os leitores procuram thrillers ou biografias. Isso é refletido nas gôndolas, nas estantes com as recomendações. Ou seja, o leitor ou o local, sente-se em casa, com suas preferências literárias acessíveis e reconhecidas.

Outra vantagem da Waterstones Piccadilly é que além de ser a maior livraria da Europa com seis andares de livros, é o investimento em eventos variados, noites de autógrafos, conversas com autor e um bar aceitável no terraço. O Malbec que eu pedi não foi lá essas coisas, mas isso já é outra conversa.

Top Livrarias em Piccadilly- Maison Assouline by Nara Vidal

- Livraria Maison Assouline

uma coisa muito chic! Livraria, café, cocktail bar, o espaço é deslumbrante. O local pode parecer único, mas é uma rede que começou com o interesse do livro como objeto de arte dos fundadores Prosper e Martine Assouline. Com lojas em Los Angeles, Veneza, Paris, Madrid, Lima, Cidade do México, Seoul, essa não é uma rede qualquer. Os livros são objetos de arte e são caríssimos. Uma média de trezentas libras por livro e dá para imaginar o estilo e o formato da Maison Assouline. No entanto, não saia correndo tão rápido.

Top Livrarias em Piccadilly-Maison Assouline by Nara Vidal

O local tem um charme e opulência impressionantes, com uma arquitetura que complementa o estilo de luxo excessivo. Num primeiro olhar, a livraria pode ter um ar pretensioso, mas se você conseguir olhar além da aparência lindíssima, verá um conteúdo fantástico de livros de viagem, arte, moda, arquitetura, vinhos, carros. É possível ficar horas por lá, admirando a decoração única e folheando os livros pesados. Funciona no mesmo ambiente um bar / café de boa qualidade e preço proibitivo. Se você não se incomodar de pagar uma média de 12 libras por um café, Maison Assouline pode ser o melhor achado em Piccadilly.

Top Livrarias em Piccadilly-Hatchard's Piccadilly by Nara Vidal

- Livraria Hatchard's

Deixei o melhor para o final. Eis a minha livraria do coração . Não que isso seja possível de ser estabelecido, mas é certamente uma das melhores e mais aconchegantes da capital. É também a mais antiga, fundada em 1797 a livraria já recebeu artistas, escritores e políticos de todas as vertentes e é uma referência na história das livrarias no país.

Top Livrarias em Piccadilly-Hatchard's Piccadilly by Nara Vidal

A belíssima escada nos faz transitar pelos vários andares, cada um com características únicas, objetos e móveis que fazem do lugar uma loja muito singular. Apesar de agora pertencer a gigante Waterstones, a Hatchard's manteve sua identidade, história e ainda é uma das favoritas entre os autores mais aclamados do reino que estão sempre por lá em noites de autógrafo de grande prestígio.

Top Livrarias em Piccadilly-Hatchard's Piccadilly by Nara Vidal

E você, tem sua lista das top livrarias que mais gosta onde você mora? Quer saber um pouquinho mais sobre o ofício da escrita? Aqui tem.

E pra você que me lê, passa no nosso Facebook , são tantas histórias pra acompanhar...

108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page