top of page
  • Foto do escritornaravidal

5 hábitos ingleses: verdades e mentiras

Atualizado: 12 de out. de 2019


São muitos os estereótipos culturais sobre os ingleses. Mas quais as verdades e mentiras sobre os hábitos ingleses?

São pontuais? São frios? São formais?

Quais as características mais marcantes do britânico?

Big Ben e a pontualidade inglesesa
Free Photo Pixabay

1- Os ingleses são pontuais

VERDADE.

Na terra do Big Ben, a pontualidade é muito apreciada. De forma geral, os ingleses têm pouca ou nenhuma paciência com atrasos, seja para um compromisso profissional, seja para um encontro para um drink. Se está marcado para às 8 da noite ou da manhã, então não está marcado para às 8:15. Seguir essa regra de pontualidade não é uma chatice para o inglês: é sinal de respeito.


2- Os ingleses são frios

MENTIRA.

Essa é uma mania que os povos de países quentes adoram cultivar. Ser frio ou mais caloroso tem pouco a ver com o país e bem mais com a personalidade. Já conheci muitos brasileiros calculistas e muitos ingleses com corações mais quentes que um dia de janeiro na Bahia. Acho que um pouco de precaução nesse tipo de julgamento aí é importante.

Free photo by Pixabay

3 - Os ingleses são formais

VERDADE E MENTIRA

Isso depende de com quem se dá o relacionamento de formalidade ou informalidade. Imagine se você, num ambiente de trabalho sai beijando e abraçando todo mundo? Não, realmente o inglês não faz isso. Num ambiente mais descontraído, num bar, por exemplo, ao ser apresentado a um inglês ele geralmente vai te oferecer um aperto de mão. Mas se você oferecer um beijo no rosto, será bem vindo. Geralmente estão bastante abertos à culturas e aos hábitos de fora e gostam dessas diferenças.


4- Os ingleses não tomam banho todos os dias

VERDADE E MENTIRA

Bom, aqui temos uma espécie de transição dos tempos. Ainda hoje, em alguns núcleos familiares é perfeitamente aceitável que o banho ocorra dia sim dia não ou até com menos frequência que isso. Particularmente crianças, muitas vezes, ficam sem tomar banhos por dias. Mas isso tem muito a ver com a herança da segunda guerra quando tudo faltava ou era caro demais. Água corrente é algo preciosíssimo e por isso alguns ingleses preferem gastar pouco dela. Dois banhos por dia não se vê de jeito nenhum. Mas é importante dizer que os ingleses mais jovens tomam banho diariamente, na maioria esmagadora e são bem perfumados se comparados com outros países europeus.

Estrela Michelin em Londres, um dos costumes ingleses
Free photo by Pixabay

5 - A culinária inglesa é horrível.

MENTIRA

Essa ideia é velha e está desatualizada. O inglês, em período de guerras, comia coisas detestáveis como carne e presunto enlatados, por exemplo. No entanto, por ser um país com influências diárias de pessoas e hábitos do mundo inteiro, a culinária inglesa se aprimorou para tornar-se rica em influências e criatividade. Além do mais, a Inglaterra é um dos países com mais número de restaurantes celebrados e premiados, muitos com estrelas Michelin.

Os estereótipos são engraçados e curiosos, mas não podem ser levados a sério.

As características culturais dos ingleses vão depender bem mais de personalidade que de nacionalidade.

Ainda assim, há alguns hábitos que são verdade e mentira mas fazem parte da identidade do inglês.

Quer saber mais sobre a cultura por aqui? Continue acompanhando nosso blog e curte nossa página no Facebook e Instagram.

2.091 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page