top of page
  • Foto do escritornaravidal

Literatura e gastronomia em Londres

Atualizado: 12 de out. de 2019


Mulheres que inspiram arte e sabor.

Quem lê meus posts e matérias sabe que literatura, arte e bem viver são, pra mim, algumas das grandes maravilhas da vida. E se der pra casar livros clássicos escritos por mulheres com pratos deliciosos em ambientes especiais, então temos um cenário perfeito. Pense na minha felicidade de encontrar literatura e gastronomia em Londres em um só lugar.

Londres é dessas cidades que respira História, arte, cultura, referências. É comum passarmos em ruas ou diante de casas que pertenceram a alguns dos maiores escritores do mundo.

Certa vez, grávida da minha filha e atrasada para o ultrassom, quase fui atropelada por um carro bem em frente a casa onde morou Virginia Woolf. Afinal, do outro lado da Gordon Square ficava o médico que eu procurava. Dentro da correria da rotina me pego diante de preciosidades assim e é preciso dar tempo para pensar nelas, curti-las com a importância que merecem, sem hora marcada como foi o meu caso.

Sempre procuro lugares que estejam relacionados à literatura e com especial interesse, em literatura feita por mulheres.

Literatura e gastronomia  em Bloomsbury

Foi assim que encontrei o Dalloway Terrace, no coração de Bloomsbury.

Uma óbvia homenagem a uma das mais reconhecidas obras de Virginia Woolf, Mrs Dalloway, o terraço é restaurante e cocktail bar com um interior lindíssimo. Aliás, o terraço vem, crescentemente, se tornando muito popular entre usuários do Instagram pelo capricho no interior e decoração.

Eu estava lá para reconhecer Mrs Woolf em Mrs Dalloway, apreciar o ambiente e comer.

Literatura e gastronomia no Dalloway Terrace

O mais próximo que se chega da obra prima de Virginia Woolf é na hora de pagar a conta, cuja fatura vem acompanhada do título que dá nome ao local. Acho, e aqui aproveito para sugerir, que o livro deveria ser presenteado aos clientes como um gesto de agradecimento pela escolha do restaurante. Mas não é. Deve-se entregar de volta o exemplar belíssimo e pagar a conta que não demora a chegar, diferente dos pratos.

O local, o ambiente e a decoração são mesmo de sonho. Com exceção de uma atendente, o staff me pareceu imaginar que trabalhava no mais exclusivo hotel cinco estrelas, com um relativo ar de desdém, pouco entusiasmo e alguma pretensão.

Um dos pratos desta Literatura e gastronomia

Há momentos que se torna difícil conseguir apreciar a beleza da area. São muitas pessoas que estão ali para fotos apenas, o que é compreensível.

Quando fiz o meu pedido, cassoulet de bacalhau e chorizo, pedi uma recomendação de vinho. Ao invés de se engajar com o meu pedido específico, fui apresentada à carta de vinhos.

Pedi um excelente Pinot Grigio que serviu de alívio para o prato salgado demais e que me fez beber quatro copos de água. Um prato bom, mas longe de ser excepcional conforme a expectativa que crescia em mim de acordo com a postura quase pretenciosa dos garçons.

Literatura com fondant de chocolate

Além disso, ao terminar meu prato principal, fui deixada sem qualquer atenção por vinte minutos contados no relógio. Eventualmente, alguém quis saber se eu queria a sobremesa. Pedi o fondant de chocolate que, no Brasil, aparece com o nome equivocado de petit gateau e aí sim, o dia passou de medíocre a espetacular.

A sobremesa foi absolutamente sensacional e acompanhou o fondant um excelente sorvete de pistachio que completou perfeitamente o sabor bem casado.

Interior encantador do Dalloway Terrace

Considerando que eu estava sozinha, não me senti muito confortável. Tinha a impressão constante de estar ocupando o lugar que seria para duas pessoas e por vezes, fiquei à espera de atendimento por tempo demais.

Paguei a conta feliz com a sobremesa e encantada com o interior.

Clarissa Dalloway, como eu, aprovaria a beleza do lugar, mas acredito que também cobraria mais substância.

Ainda assim, o local não desaponta se beleza for, para quem visita, fundamental.

Certamente uma tentativa interessante de promover literatura e gastronomia em Londres, num dos mais bonitos bares no centro da cidade na literária Bloomsbury.

E pra você que me lê, passa no nosso Facebook , são tantas histórias pra acompanhar...

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page