• Sonaira D'Ávila

Páscoa na Alemanha

Atualizado: 5 de Out de 2019


Hoje, Sexta-Feira, começou o feriado da Semana Santa- die Heilige Woche- que vai até Segunda-Feira por aqui. Tempo de transmutação e de renovar as esperanças.

Mas como se celebra a Páscoa na Alemanha, este importante evento para o calendário cristão que une uma forte tradição religiosa e costumes pagãos?

Eu deixo aqui com vocês uma imagem dos ovos que ando colocando em pé, sério! É uma forma de meditação nestes tempos de reflexão.

Ai vai a minha lista básica.

As 4 principaias curiosidades sobre a Páscoa:

1-Enfeitar as casas, as praças, as ruas com as cascas de ovos coloridos , é um ritual que mobiliza a todos preparando para os festejos. Algumas Osterbaum-Árvore de Páscoa , se destacam e viram uma atração a parte.

Faz parte da tradição os ovos naturais que são esvaziados, pintados à mão e pendurados em diversas árvores das cidades.

Free photo Pixabay

2-Como os ritos pagãos se unem a tradição por toda Alemanha, grandes fogueiras são acesas e queimam na Páscoa. É tempo lembrar de Ostera( em alemão antigo), a Deusa da Aurora que era celebrada com a chegada do equinócio da Primavera.

Não é de hoje que os povos germãnicos acendem as fogueiras para "expulsar" o inverno e os demônios. E celebrar a vida!

Photo by Sarah Richter por Pixabay

3-A Sexta-Feira tem o nome por aqui de Karfreitag , e é composto de Kar + Freitag, que derivou de um nome do alemão antigo. Aqueles nomes que ninguém sabe o que significa, caiu em desuso mas todo mundo usa? Pois então, como se conta, Kar queria dizer algo como Klage (lamento) e Freitag-Sexta-Feira.

E como se chamam os outros dias da Semana Santa?

Gründonnerstag-(Quinta-feira verde provavelmente remetendo à esperança) A Quinta-Feira Santa

Karsamstag-( Sábado de lamento). O Sábado de Aleluia

Ostersonntag-O Domingo de Páscoas

4-Como é um dia de lamento, na Sexta-Feira é praticamente proibido dançar e fazer barulho em casa ou lugares públicos na Alemaha .

Tanzverbot (proibição da dança) é um direito garantido pela lei do Silêncio da Sexta-Feira Santa e protegido pela Constituição alemã . Cada estado tem suas regras e alguns podem ser mais flexíveis ou mais rígidos. A capital Berlim é a mais "light" . Restaurantes, canais de Tv, rádios, ou o som que você ouve em casa, todos, devem refletir sobre o dia da Crucificação de Jesus Cristo. Até cinemas tem mais de centenas de filmes proibidos durante a Páscoa , mas se você ou algum estabelecimento infrigir a lei, pode ser multado em até €1.000,00

Melhor não arriscar, né?

Gostou da curiosidades ? Tem mais, aqui e passa lá na nossas páginas no Facebook, Instagram, YouTube.Feliz Páscoa! Und viel Spaß beim Eier suchen (e se divirtam procurando ovos)...

#heiligeWoche #SemanaSanta #SonairaD39Ávila #Dicas #Alemanha #Páscoa

15 visualizações

siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle