top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

Páscoa na Alemanha

Atualizado: 5 de out. de 2019


Hoje, Sexta-Feira, começou o feriado da Semana Santa- die Heilige Woche- que vai até Segunda-Feira por aqui. Tempo de transmutação e de renovar as esperanças.

Mas como se celebra a Páscoa na Alemanha, este importante evento para o calendário cristão que une uma forte tradição religiosa e costumes pagãos?

Eu deixo aqui com vocês uma imagem dos ovos que ando colocando em pé, sério! É uma forma de meditação nestes tempos de reflexão.

Equilibrando um ovo em pé

Ai vai a minha lista básica.

As 4 principaias curiosidades sobre a Páscoa:

1-Enfeitar as casas, as praças, as ruas com as cascas de ovos coloridos , é um ritual que mobiliza a todos preparando para os festejos. Algumas Osterbaum-Árvore de Páscoa , se destacam e viram uma atração a parte.

Faz parte da tradição os ovos naturais que são esvaziados, pintados à mão e pendurados em diversas árvores das cidades.

Ovos coloridos na Árvore de Páscoa

Free photo Pixabay

2-Como os ritos pagãos se unem a tradição por toda Alemanha, grandes fogueiras são acesas e queimam na Páscoa. É tempo lembrar de Ostera( em alemão antigo), a Deusa da Aurora que era celebrada com a chegada do equinócio da Primavera.

Não é de hoje que os povos germãnicos acendem as fogueiras para "expulsar" o inverno e os demônios. E celebrar a vida!

Fogueira de Páscoa

Photo by Sarah Richter por Pixabay

3-A Sexta-Feira tem o nome por aqui de Karfreitag , e é composto de Kar + Freitag, que derivou de um nome do alemão antigo. Aqueles nomes que ninguém sabe o que significa, caiu em desuso mas todo mundo usa? Pois então, como se conta, Kar queria dizer algo como Klage (lamento) e Freitag-Sexta-Feira.

E como se chamam os outros dias da Semana Santa?

Gründonnerstag-(Quinta-feira verde provavelmente remetendo à esperança) A Quinta-Feira Santa

Karsamstag-( Sábado de lamento). O Sábado de Aleluia

Ostersonntag-O Domingo de Páscoas

4-Como é um dia de lamento, na Sexta-Feira é praticamente proibido dançar e fazer barulho em casa ou lugares públicos na Alemaha .

Tanzverbot (proibição da dança) é um direito garantido pela lei do Silêncio da Sexta-Feira Santa e protegido pela Constituição alemã . Cada estado tem suas regras e alguns podem ser mais flexíveis ou mais rígidos. A capital Berlim é a mais "light" . Restaurantes, canais de Tv, rádios, ou o som que você ouve em casa, todos, devem refletir sobre o dia da Crucificação de Jesus Cristo. Até cinemas tem mais de centenas de filmes proibidos durante a Páscoa , mas se você ou algum estabelecimento infrigir a lei, pode ser multado em até €1.000,00

Melhor não arriscar, né?

Gostou da curiosidades ? Tem mais, aqui e passa lá na nossas páginas no Facebook, Instagram, YouTube.Feliz Páscoa! Und viel Spaß beim Eier suchen (e se divirtam procurando ovos)...

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page