top of page
  • Foto do escritorAna Maria Villaça

Bratislava, a bela capital da Eslováquia


Após o meu passeio por Praga na República Theca, decidi passar dois dias em Bratislava, a capital da Eslováquia.


A viagem de ônibus foi rápida, cerca de três horas, e confortável. Achei impressionante a facilidade que tive para me deslocar entre os países que visitei na Europa Central. A oferta de transportes e de bons preços, quando comprados com antecedência, me fez ter muita vontade de explorar outras cidades da região.

No primeiro dia, fui ao Castelo de Bratislava de onde se tem uma vista deslumbrante da cidade e do rio Danúbio. De lá, segui para a Praça Principal, onde visitei a Prefeitura, a Catedral de São Martinho e a estátua do Čumil (foto acima). Criada em 1997 pelo artista Viktor Hulik, no idioma local significa observador. Aliás, as estátuas em bronze são atrativos turísticos espalhados pelo espaço urbano de Bratislava.

No final da tarde, fiz um passeio de barco pelo rio Danúbio. Curto muito esse tipo programa já que me permite ver a cidade de um ângulo diferente. À noite, experimentei a vida noturna de Bratislava e fui a alguns bares, cafés e restaurantes da cidade.

No dia seguinte, fiz uma visita ao Memorial Slavin, um cemitério militar que homenageia os soldados soviéticos que morreram durante a libertação da cidade na Segunda Guerra Mundial. Foi uma das visitas mais marcantes. O memorial é um lugar de grande importância histórica e cultural. É um lembrete do custo da guerra e me fez refletir sobre a importância da paz e da liberdade.


Depois fui ao medieval Castelo de Devín localizado nas margens do rio Danúbio que oferece outra maravilhosa vista panorâmica da cidade e de todo o entorno.

Bratislava é uma cidade linda, com um centro histórico bem preservado e uma atmosfera acolhedora. A cidade oferece uma variedade de atrações turísticas, desde monumentos históricos a museus e galerias de arte.


Como sempre gosto de fazer, abaixo deixo algumas dicas para que você aproveite ao máximo uma curta temporada na capital eslovena:

  • A melhor época para visitar Bratislava é durante o verão quando as temperaturas são mais altas.

  • O idioma oficial é o eslovaco. Não se preocupe: o inglês é amplamente falado.

  • A moeda é o euro.

  • O país é seguro, mas é sempre bom tomar precauções, como não deixar seus pertences desacompanhados.

Agradeço a oportunidade de ter visitado Bratislava. Recomendo a cidade a todos que procuram um destino turístico agradável e acessível.


Fotos: Acervo Pessoal


Ana Maria Villaça é carioca e vive em Lisboa há mais há mais de sete anos. É advogada e consultora jurídica. Atua na área do Direito Migratório e Imobiliário auxiliando e orientando famílias que desejam entrar com procedimento de nacionalidade, vistos e regularização de residência e a viver legalmente em Portugal.



Não deixe de seguir nossos passeios, viagens e vivências também no Instagram e no Facebook.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page