• Do Rio pra cá

Da Suécia à Espanha de carro


O bom de ter amigas morando pelo mundo é poder contar com suas dicas. Afinal, podem montar roteiros exclusivos para gente do blog "Do Rio pra cá”.


Dessa vez, recebemos a sugestão de uma viagem de carro – bilresa no idioma sueco - da Suécia até a Espanha: de Estocolmo, capital sueca, até Marbella na chamada “Costa del Sol”. A cidade ao sul espanha tem mais ou menos 150 mil habitantes que faz parte da região da Andaluzia.


Nossa amiga Regina e o marido sueco resolveram encarar 3763 KM de carro passando por cinco países: Dinamarca, Alemanha, Bélgica. França e Espanha. Decidiram ir com calma, parando em algumas cidades e conferindo um pouquinho de cada país. Do contrário, seria encarar 36 horas de viagem sem parar. Mas, o prazo recomendado é de duas semanas.


A viagem começou em direção a Helsingborg seguindo até Malmö, ambas na Suécia, com destino a Copenhagen. Em Malmö, é preciso atravessar a ponte Øresundsbron (foto acima) que liga a Suécia à Dinamarca. O pedágio custa 665 kronor (moeda sueca) ou cerca de 345 reais: preço bastante salgado, mas vale pela qualidade e segurança do percurso.


A LINDA COPENHAGEN

Quando chegar a Copenhagen, uma das dicas é ir ao Nyhavn (foto acima), um pequeno porto em um canal que corta o centro da cidade. É um local badalado no verão por causa dos vários cafés e bares ao ar livre. Vale a pena aproveitar e fazer um passeio de barco saindo de Nyhavn e percorrendo vários pontos turísticos da capital da Dinamarca.


E claro, se você está em Copenhagen, não deixe de alugar uma bicicleta e fazer como metade da população local: percorrer as ruas pedalando e curtindo a beleza dos bairros. A cidade tem a maior relação entre pessoas e bicicletas da Europa. Veja aqui nesse link. E, não deixe de passar pelo Palácio de Christianborg. Fundado em 1773, é sede do Parlamento dinamarquês, do escritório do Primeiro-Ministro e da Suprema Corte. Ficou muito conhecido por conta da série da Netflix “Borgen”.


Quando o tema é gastronomia, as opções são inúmeras para um lugar que tem um pouco mais de 700 mil habitantes. Já deixamos algumas dicas nesse link aqui.


NO CAMINHO, CHAMPAGNE EM SOLO FRANCÊS


Já na França, nossa amiga sugere a parada em Dizy, leste francês no departamento de Marne. É uma pequena cidade com cerca de 1600 habitantes que faz parte da região da Champagne (fotos acima e abaixoi). São mais ou menos 1100 km depois da partida de Copenhagen. Nesse trecho, o motorista vai curtir as maravilhosas autobahns da Alemanha, seguras e bem cuidadas.


De Dizy, uma das opções é seguir sentido Paris, Bordeaux, San Sebastián, Madrid e, por fim, Marbella. São quase 20 horas de viagem e é melhor preparar o bolso porque há muitos postos de pedágios.


Uma sugestão é parar em Biarritz, ainda na França, ou em San Sebastián na Espanha (foto acima). São somente 50 km de distância entre elas. Em San Sebastián, a “Playa de la Concha” é o cartão postal da cidade. Depois de San Sebastián a dica é Madrid. Uma noite é pouco, portanto, reserve mais dias para fazer um tour completo.



E, finalmente, Marbella. São quase 6 horas de viagem e cerca de 590 km de distância.. Depois de quatro países, culturas e pessoas diferentes, enfim, diante dos olhos, a beleza do mar da “Costa del Sol”. E, boas férias!



Quer saber mais dicas?

Então siga a gente no Facebook e pelo Instagram

Fotos: arquivo pessoal

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo