top of page
  • Foto do escritorDo Rio pra cá

Dicas para estudar na Alemanha

Atualizado: 8 de abr. de 2021



Olá, meu nome é Mellany Prawda. Sou baiana e advogada. Em 2013, fui selecionada para um mestrado de dupla titulação em Direito e Negócios na Alemanha.



Em 2014, fui bolsista do programa German Chancellor Fellowship da Fundação Alexander von Humboldt como pesquisadora. Devido a essas experiências, pensei juntamente com outros colegas em criar o “Tipps, Estudar e Pesquisar na Alemanha”.



O “Tipps” é uma página colaborativa de brasileiros que já estudaram e ou pesquisaram nas terras alemãs. A página contém diversas dicas para quem busca oportunidades e quer estudar na Alemanha.


Hoje, estou aqui para deixar algumas dicas para quem sonha em estudar na Alemanha.


3 DICAS PARA QUEM QUER ESTUDAR NA ALEMANHA


Se você está pensando em estudar no exterior e tem como o país de destino a Alemanha, veja as dicas baseadas nas perguntas mais frequentes que a página do “Tipps” recebe.


1. Será que preciso falar alemão para estudar na Alemanha? Não! A Alemanha é um país com inúmeras possibilidades de estudo e de pesquisa desde a graduação até o pós-doutorado.

Muitas universidades públicas e instituições de ensino privado oferecem cursos de alta qualidade totalmente em inglês. Por isso, não exclua a possibilidade de estudar na Alemanha caso você não fale alemão.

No entanto, quando estiver no país aproveite a oportunidade para aprender o idioma. O aprendizado do alemão vai te ajudar, seja na vida acadêmica, seja fora dela.


2. É muito caro fazer curso de alemão na Alemanha? No país, você encontra diversas possibilidades de aprender o idioma e uma delas pode caber no seu bolso.

Existem ofertas de cursos de alemão nas próprias universidades alemãs, nas Volkshochschulen (VSH), no tradicional instituto Goethe e em escolas privadas de idiomas. Vale a pena pesquisar na sua cidade qual desses cursos são acessíveis para você.


3. Como encontrar um programa ideal para a minha formação? A dica é seguir os 6 passos abaixo:

  1. Definir o que que você procura

  2. Utilizar as ferramentas de buscas online

  3. Definir a sua área de estudo/pesquisa

  4. Definir a cidade em que deseja morar

  5. Ler websites especializados e entrevistas disponíveis

  6. Tirar dúvidas com brasileiro(a)s que já tiveram uma experiência parecida. Quando você definir o seu programa passe para a próxima etapa que é avaliar as suas economias ou se existe a possibilidade de aplicar para uma bolsa de estudos.


É claro que essas são dicas básicas para quem está iniciando o seu projeto de estudos na Alemanha. Vale mencionar que a pandemia trouxe uma realidade fora do comum. Muitos cursos cancelaram a sua realização em 2020 ou passaram a ser oferecidos online devido às restrições impostas durante o ano. Vale conferir em cada universidade ou curso, se e como será a volta das aulas presenciais e quais o pré-requisitos de visto.

Tenha em mente que muita coisa muda rápido o tempo todo por conta da pandemia.


Por isso, a última dica é acompanhar constantemente qual será a situação para os cursos (de idiomas, de graduação e de mestrado, por exemplo) no ano que vem.


Enquanto isso, vamos desejar e agir por dias melhores em 2021.


Mais dicas e histórias do nosso time e convidados, também no Facebook e no Instagram.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page