top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

6 dicas para uma viagem à rota romântica da Alemanha

Atualizado: 29 de jun. de 2020



Pode ser que ainda não seja possível viajar para a Alemanha. Pode ser que você ainda não tenha segurança. Mas, não custa nada começar a imaginar para onde viajar tão logo que for possível.

A dica hoje é uma viagem à rota romântica da Alemanha. O governo alemão anunciou o início da abertura das suas fronteiras em 15 de junho. Ainda que com as restrições para entrada de turistas fora do espaço Schengen.


No dia 1º de julho, os níveis de autorização de entrada no país serão ampliados, assim como, os da Áustria. Pode até ser que, em razão da fase da pandemia no Brasil, os brasileiros sejam proibidos de entrar. Mas, nada ainda está acertado.


A Lufthansa anunciou esta semana que espera retomar parte de seus voos em breve. E, que em setembro deve atingir 90% da escala de voos curtos e 70% dos voos de longa distância. Veremos como a coisas vão ficar. A sugestão é sempre checar como estão as regras, as condições e as promoções de viagens para cada país.

Hoje, resolvi atualizar uma lista de lugares românticos da Alemanha. Que tal curtir a rota romântica nos meses do outono? São dias lindos. As paisagens são encantadoras, de filme. Eles são os meus favoritos que vivo na Baviera num vai-e-vem para o Rio.


1. ROTA ROMÂNTICA

O nome já diz tudo. Poucas coisas são mais românticas do que uma viagem nesta estrada alemã, Romantische Straße (estrada romântica). É um caminho com paisagens cenográficas que percorre uma rota de aproximadamente 325 km passando por 27 cidades. É repleto de aldeias encantadoras, palácios, igrejas e lugares charmosos da Baviera que chegam até o castelo de Neuschwanstein no sopé dos Alpes.

2. CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN

Schloss Neuschwanstein, o castelo do cavaleiro do cisne, é um dos cartões postais da Alemanha e o principal destino da rota romântica. Localizado no sopé dos Alpes no sudoeste da Baviera, é emoldurado por um cenário espetacular de montanhas, vales, florestas e trilhas. Está envolto em muitas histórias do Rei Ludwig II da Baviera, o Rei Louco. Sua construção começou em 1869 e terminou quando o rei já havia falecido. Sua construção seria uma homenagem ao compositor alemão Richard Wagner, de quem o rei era admirador.


O projeto não foi de um arquiteto e sim, de um profissional de cenografia teatral. A ideia era construir algo espetacular e diferente de tudo. É um castelo dos contos de fadas no imaginário coletivo do mundo graças a Walt Disney. Foi nele que se inspirou para projetar o famoso castelo da Bela Adormecida na Disney World.


Já está de novo em operação, mas com medidas que respeitam as novas regras de visitação e aglomeração. Vale a pena consultar esse link para saber mais.

3. SALZBURGO NA ÁUSTRIA

Salzburgo, Áustria
O rio Salzach e a fortaleza de Hohensalzburg, ao fundo, são cenários de filme.

O que poderia ser mais romântico do que vagar por Salzburgo, a Fortaleza de Sal? A conhecida cidade austríaca é milenar e está a poucos quilômetros do outro lado da fronteira da Baviera. O Centro Histórico de Salzburgo (Altstadt) localizado às margens do rio Salzach é ocupado pela imponente Fortaleza de Hohensalzburg. É considerado um dos maiores castelos medievais na Europa com inúmeras torres e igrejas barrocas.

Famosa por ser a cidade natal de Amadeus Wolfgang Mozart, Salzburgo, tem muito charme e é palco de diversos festivais de cultura o ano todo. Devido ao filme musical “A Noviça Rebelde", totalmente ambientado lá, se tornou um dos destinos românticos mais procurados da Europa.

4. PARQUE NACIONAL DE BERCHTESGADEN

Esse parque é uma das mais antigas regiões de natureza protegida nos Alpes e no mundo. Um paraíso para se perder por dias e dias nas suas trilhas, florestas, lagos, montanhas, segredos e lendas. Berchtesgaden se localiza na fronteira entre a Áustria e a Alemanha.

5. PASSEIO DE BARCO NO LAGO KÖNIGSSEE E VISITA À IGREJA DE SÃO BARTOLOMEU

Igreja de São Bartolomeu, Alemanha
Igreja de São Bartolomeu foi construída no século 12. (Foto:German Travel)

Localizado na cidade Schönau am Königssee, na reserva ambiental do parque nacional dos Alpes, o lago tem uma extensão aproximada de 8 km. Em alguns lugares, pode chegar a ter quase 100 metros de profundidade. É considerado o lago mais limpo da Alemanha. Aos poucos, no percurso de aproximadamente 20 minutos, é possível ver de dentro do barco elétrico a imagem de São Bartolomeu. A famosa igreja do santo, fundada em 1134, recebe peregrinos há muitos séculos.

6. HERZSTEIN IN KIRCHHOLTZ OU PEDRA DO CORAÇÃO

Essa é a "pedra do coração" cheia de mistérios, lendas e milagres ( Foto: Untersberg.org)

Esta é a minha dica especial. Só quem gosta de mistérios, assuntos mágicos e juras eternas de amor vai me entender. E, não está nas rotas dos turistas. Fica no maciço de Untersberg bem na junção da fronteira da Áustria com a Alemanha. O local é bem mais modesto do que as cinco dicas anteriores, mas talvez seja a mais preciosa. Herzstein, pedra do coração. é uma pedra neolítica muito grande que derivou das geleiras na idade de gelo e tem o formato de um coração.


Foi descoberta durante as escavações das minas de sal na montanha por volta de 1900. Ganhou esse simbolismo por conta do tesouro da bacia do vale Reichenhaller, o ouro branco, o sal. Considerada "o segredo mágico celta" e o "chacra da Terra", hoje, Herzstein é cercada de rituais, magia, milagres e lendas. Dizem que a água da pedra do coração é medicinal. Apesar de ser de fácil acesso pela floresta, a pedra é bem pequenininha, escondida, sem sinalização. Sim, existe o chacra do coração da Terra.

Me diz se estas não são dicas românticas para curtir uns dias por aqui na Bavária? Comece a planejar essa viagem. É linda. Inesquecível! Com certeza esses lugares vão capturar o seu coração como roubaram o meu. Quem sabe você se inspira?

Continue a seguir o nosso time também nas redes sociais, Facebook e Instagram.

291 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page