top of page
  • Foto do escritorGuiga Soares

ETIAS: você precisa saber o que é

Atualizado: 7 de nov. de 2023


Novidades para quem vai viajar para a Europa. Em princípio, esperava-se que o ETIAS, sistema europeu de informação de viagem e autorização, entrarei em vigor em 2024 para a entrada nos países que compõem a União Europeia. Essa licença deve ser solicitada antes do embarque via internet. Agora, a exigência vai ficar para 2025.


O ETIAS vai ser exigido para cidadãos de países que não fazem parte do bloco, inclusive para os brasileiros que não precisam de visto para entrar no Espaço Schengen, na Bulgária,no Chipre e na Romênia.

Você pode perguntar: afinal, o que é o ETIAS? É um documento eletrônico que será exigido dos viajantes de 18 a 70 anos. O valor desse documento deve ficar em torno de 7 euros. O preenchimento será através de um formulário online e de um questionário com perguntas pessoais.


Depois de analisado e revisado, os dados de cada viajante entrarão no sistema de segurança do ETIAS. A resposta será enviada para o e-mail do solicitante com o “aceite” ou a recusa para a entrada em algum país do bloco.

Segundo alguns órgãos, pode ser que esse tipo de autorização não seja exigida de forma obrigatória ao longo do primeiro ano de vigência. Ou seja, 2024, seria usado como um teste. Os estudos e os impactos sobre essa novidade continuam juntos às autoridades.


Ao que parece, a União Europeia vai fazer uso do ETIAS para ajustar e combater a crise migratória e o terrorismo. Dessa forma, os países-membros esperam também diminuir a redução de filas nas fronteiras.

Se você vai fazer uma viagem para a Europa e for passar mais dos 90 dias autorizados pelo sistema ETIAS, deverá solicitar uma permissão para que sua estada seja prorrogada. O ideal, de acordo com as informações atuais, é se dirigir a uma embaixada do país ETIAS onde você se encontra. Se sua intenção é ficar mais tempo ainda, deverá indicar o motivo do seu pedido de prorrogação.


Pelo o que estamos apurando, pode ser que alguns detalhes mudem até a implantação final do ETIAS. Se vai viajar para um dos países-membros da União Europeia a partir de 2024 fique de olho aberto. Esse link pode lhe ajudar.


Fotos Roma, Lisboa, Paris e Berlim: Pixabay


Guiga Soares é brasileira e vive entre o Rio, Mannheim (Alemanha) e Lisboa (Portugal). É jornalista, escritora, relações públicas e produtora de eventos. Atualmente, se dedica ao mundo dos contos, crônicas e ao lançamento de seu primeiro livro "Um Golpe na Sorte".


Mais histórias e dicas sobre o nosso time, é só acessar o nosso Facebook e Instagram.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page