• Soraia de Melo D'Ávila

Flores de cerejeiras e a Primavera em Estocolmo


Cerejeiras, Pixabay
A beleza das flores de cerejeiras contra o céu azul de Estocolmo. ( Foto: Pixabay)

Pode parecer estranho pra você que vive no Brasil. Mas, a chegada da Primavera muda completamente a vida de quem vive na Europa. Já li, aqui no blog, que a nossa amiga Mônica Marks, que mora em Basel, na Suíça, escreveu sobre o mesmo tema. Como as flores, tudo vai se abrindo, ainda mais nesses tempos de Covid-19.


Um dos símbolos desse novo tempo primaveril, aqui em Estocolmo, são as flores de cerejeiras. Elas são o retrato desse tempo de renovação da natureza que tanto bem nos faz. Tudo fica mais bonito, com mais esperança depois dos muitos meses de frio.


O inverno na Suécia dura cerca de 4 meses. De outubro a abril, as temperaturas são muito baixas. Entre novembro e janeiro, vivemos os dias mais escuros e gelados. Anoitece, por exemplo, às 2h30 da tarde e clareia por volta de 8 ou 9 horas da manhã. Isso sem contar com os dias de muita neve e vento gelado.

Parque Jardim do Rei, Estocolmo
Parque Jardim do Rei, Kungstradgarden, Estocolmo. ( Foto: Estocolmo.net)

A flores de cerejeiras, körsbärsblommorna, florescem uma vez por ano, sempre no final de abril. As 63 cerejeiras foram doadas pelo Japão e plantadas bem no coração da cidade em 1998 no parque Kungsträdgården, em português Jardim do Rei. Desde então viraram, além desse símbolo de vida, uma atração turística. Pra chegar ao parque é fácil: tram/ônibus Stockholm Kungsträdgården; Metrô (T) Kungsträdgården.


Os visitantes não se cansam de fazer fotos, selfies, filmes. É uma beleza de encher os olhos e a alma.

No final de abril, também, se comemora em Estocolmo, o "Hanami", o dia da flor de cerejeira, um costume japonês quando se une amigos e familiares para contemplar a beleza das flores. Aqui, são montados vários eventos no parque. Eles não acontecem desde o ano passado por causa da Covid-19.

Quando as flores de cerejeira florescem é sinal de que finalmente vem chegando o Verão! E, trazendo com ele o calor täo esperado! É hora de aproveitar este momento pink total que só acontece 15 dias por ano e mudar o astral!


E, não deixem de nos seguir também no Instagram e no Facebook.

Posts recentes

Ver tudo