top of page
  • Foto do escritorBete Antunes

Leiria, Portugal, saiba o que a cidade tem

Atualizado: 25 de mai. de 2023


“Leiria, mas onde fica?”. Confesso que já me acostumei a ouvir frases como essa de amigos brasileiros. Apesar de já terem visitado vários pontos turísticos do distrito de Leiria - em Portugal, distrito equivale a estado -, como a vila de Óbidos e a famosa praia da Nazaré, não conhecem a cidade de mesmo nome. No ano passado, eu e meu marido mudamos para cá, cerca de 150 km de Lisboa.

Dia 22 de maio, a cidade comemora o seu dia com festa e fogos de artifícios. A aconchegante e pequena Leiria tem muitos motivos para celebrar. O Castelo de Leiria, que foi reaberto em maio de 2022, é belíssimo. Depois de dois anos em obras, o monumento medieval ganhou elevadores o que permitiu maior acessibilidade aos turistas.

As ruas charmosas do Centro Histórico, onde está o Centro Cívico Eça de Queiroz, em homenagem ao famoso escritor português, também vale a visita à cidade. Há belos parques e ótimos restaurantes, como o da foto que serve um prato com leitão conhecido na região. Veja na foto abaixo. Tem até uma loja de brigadeiros que atrai brasileiros e portugueses.


POR QUE SAIR DA CAPITAL


Já conhecíamos Leiria por causa das nossas andanças pelo país. Em uma pesquisa por imobiliárias, achamos um apartamento numa área chamada “Nova Leiria”, que, como o nome já diz, foi construída há mais ou menos 20 anos. O que significa prédios mais preparados para o inverno, com bom isolamento térmico. Claro que Lisboa também tem prédios modernos ou apartamentos mais antigos que foram requalificados pelos seus donos. Mas o aluguel é muito alto.

Por um preço mais acessível, hoje, vivemos em um apartamento mais quentinho e com mais conforto, como a garagem. Aliás, esse tipo de dependência em Lisboa – e na maioria das cidades europeias – é um luxo. Nunca chegou a ser um problema para a gente. Mas, na hora de descarregar as sacolas do supermercado ou em um dia de chuva depois de rodar atrás de uma vaga, faz muita diferença. No frio, então, nem se fala. É um suplício.


FEIJOADA E PRAIA EM LEIRIA


Depois de sair do Brasil, no caso, do Rio de Janeiro, mudar mais uma vez, não foi fácil. Principalmente, porque não era apenas trocar de residência, mas de cidade. Era deixar os novos amigos lisboetas para trás. No entanto, Leiria tem outro ponto positivo: é bem localizada no mapa. Fica a uma hora e meia de Lisboa e a uma hora e quarenta minutos do Porto. As feijoadas que fazíamos para os amigos de lá, estamos fazendo aqui com a casa sempre cheia. Estamos no meio caminho para um lado ou para o outro do mapa.

Como boa carioca, fiquei pensando também que, no verão, não irei mais às praias da Costa da Caparica, do outro lado da ponte 25 de Abril, em Lisboa. Eram as nossas preferidas nos fins de semana. Porém, mais uma vez, Leiria faz bonito. No centro do litoral português, o que não falta é praia.

Na cidade, temos a praia de Pedrógão. No distrito, há praias de fama internacional, como a da Nazaré, que ganhou destaque com as ondas gigantes da praia do Norte. Mas, lembre-se: os campeonatos de surfe acontecem no inverno.


Banho de sol e mergulho nas águas quase sempre geladas de Portugal não vão faltar no verão de 2023. Nem feijão na panela para os amigos. Assim espero.


Fotos: Arquivo Pessoal


Elizabete Antunes é jornalista e mora há três anos em Portugal. Depois de dois anos em Lisboa, mudou-se para Leiria a uma hora e meia da capital. Trabalhou em jornais como O Globo e Jornal do Brasil e nas revistas Quem e Contigo. Atualmente, é uma das redatoras/editoras do site Vipei!


Não deixe de seguir nosso time no Instagram e no Facebook.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page