• Sonaira D'Ávila

Na Alemanha, dia dos Pais e da Ascensão juntos

Atualizado: 25 de mai.


Dia 26 de maio, dia da Ascensão de Cristo, Christi Himmelfahrt, é feriado na Alemanha. Nessa data, a tradição cristã celebra o dia que o Jesus subiu aos céus após a Ressureição, quarenta dias depois do domingo de Páscoa. É quando os cristãos, segundo o rito ecumênico, renovam sua fé em Cristo.


O detalhe mais interessante é que é também o dia dos Pais no país. Estranho para nós brasileiros que celebramos os pais no segundo domingo de agosto. Ou para os portugueses que comemoram no dia 19 de março, dia de São José.


Mas, por que o dia da Ascensão também é o dia dos Pais, Vatertag? Bem, para começar, essa data móvel no calendário alemão, sempre acontece em uma quinta-feira depois do quinto domingo após a Páscoa.

A Ascensão de Cristo, segundo a Bíblia, foi quando Jesus ressuscitado se mostrou aos seus discípulos quarenta dias depois de subir ao reino do Pai. Pode ser pura especulação, mas a escolha dessa data para comemorar o dia dos Pais, quem sabe, possa ser uma referência ao pai de todos os pais, o próprio Deus.


O típico almoço com os pais, que o Brasil tanto curte, pouco existe entre as famílias alemães. Poucos comemoram e quando o fazem é sempre de forma discreta e simples. Não vi nenhuma informação no comércio, nenhuma promoção para o dia dos Pais Nada. Não é uma data comercial como nós conhecemos. Se você estiver na Alemanha talvez tudo passe despercebido.


Como tenho uma amiga brasileira que mora por aqui, ela comentou comigo sobre essa comemoração. O dia dos Pais atualmente é festejado apenas pelos pais ou futuros pais com passeios entre amigos. Muitos usam suas bicicletas ou levam um carrinho de mão com bebidas geladas para um brinde especial. Vão para as ruas em grupos, ficam bêbados, gritam, cantam alto e agem sem nenhuma responsabilidade.


Dizem que essas caminhadas ou passeios de bicicleta se relacionam com a procissão dos apóstolos quando voltavam ao Monte das Oliveiras e viram Jesus ascendo aos céus. Essa tradição tem como base o Evangelho de Mateus.

No mais, pode ser uma boa desculpa para beber mais do que os alemães já bebem. Enfim, é apenas uma especulação.


E, não deixe de nos seguir também no Facebook e no Instagram.

Fotos: Pixabay

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo