top of page
  • Foto do escritorMônica Marks

Na Suíça e na Alemanha, o domingo é somente para descansar


Rio reno em Basel, Suíça
O rio reno em Basel, Suíça. ( Foto: Acervo Pessoal/Mônica Marks)

Sei que no Brasil e em outros locais do mundo não é assim. Mas, aqui, na Suíça, e na Alemanha também, domingo é dia de descanso literalmente. Nada funciona. Os caminhões de cargas, por exemplo, que vem de outros países não têm permissão de transitar e ultrapassar as fronteiras. Ficam todos parados no limite da fronteira. Precisam esperar a segunda-feira e seguir viagem para entregar as mercadorias.


Para alemães e suíços, domingo é dia de aproveitar o descanso com a família e amigos, ir aos cultos religiosos, fazer piqueniques, praticar esportes. O comércio não funciona. Galerias, shoppings centers, supermercados, lojas de rua, padarias, farmácias - só as de plantão, as das estações de trem e as do aeroporto – não abrem. Alguns restaurantes também fecham. Postos de gasolina e suas lojinhas de conveniência, na sua maioria, permanecem funcionando.

Rio Reno em Mannheim, Alemanha.
O rio Reno em Mannheim, Alemanha. Do outro lado da margem, Ludwigshafen. ( Acervo pessoal/Guiga Soares)

Na Alemanha, é comum nas noites de sábados, a formação de grandes filas nos supermercados, por exemplo. O movimento é intenso de carinhos de compras, de carros que entram e saem dos estacionamentos abarrotados de compras. Todo mundo querendo se abastecer


Muitas redes de supermercados têm pequenas filiais nos postos de abastecimento para driblar essa lei e atender, é claro, a quem que precisa de sabão em pó, ovos, queijo, vinho, pão ou outro item qualquer para o domingo. Um detalhe: os pequenos negócios de imigrantes funcionam sete dias por semana.


Para mim, foi difícil me acostumar quando mudei da Inglaterra para a Suíça. Mas, hoje em dia acho ótimo. Fui me habituando e me organizando. Eu tenho sorte, já que não trabalho – meu marido, sim. Faço as compras durante a semana. No entanto, fico imaginando o quão complicado deve ser para quem tem filhos e, ainda por cima, trabalha em horário integral. A organização precisa ser excelente.


Não deixem de nos seguir no Instagram e no Facebook também.


194 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page