top of page
  • Foto do escritorAna Maria Villaça

O melhor do Porto: o que fazer e visitar

Atualizado: 28 de out. de 2019



Cidade do Porto, Portugal

A nossa viagem do verão de 2019 vai ficar na memória. 

Saímos de Lisboa de carro , chegamos ao Porto e exploramos a cidade, como já contei no post anterior aqui. Mas, o melhor do Porto, o que fazer e visitar nesta incrível viagem que fizemos em agosto conto agora.


Estação de São Bento no Porto

Não poderia faltar no nosso roteiro uma das mais belas estações de comboio do mundo.  E também um dos monumentos mais célebres da cidade do Porto: a Estação de São Bento. Inaugurada em outubro de 1916 e localizada no centro histórico, conta com uma decoração feita com painéis de azulejos com alguns episódios da história de Portugal. É lindo de morrer. 


Centro Histórico do Porto

E, por falar em centro histórico, saímos da Estação de São Bento e fomos andar na famosa e simpática Rua das Flores: outra rua a não perder no Porto.


Garrafeira da Rua das Flores no Porto

Com vários bares, lojinhas de souvenir, joalherias, garrafeiras e artistas se apresentando no meio da rua.


Loja de souvenirs na Rua das Flores

Dica: ande com sua máquina ou telefone na mão para não perder um click. Você encontrará de tudo um pouco aqui! 

Rua das Flores é o caminho que sempre faço para ir para a Ribeira. E, vamos para lá agora.


Cais da Ribeira visto de Gaia

Cais da Ribeira

O que falar deste lugar? Sinceramente, não há o que falar. Só o que contemplar. A mãe natureza caprichou aqui e os portugueses também.  Um dos lugares mais coloridos que conheço em Portugal. Este lugar é mágico. Cheio de vida durante o dia e noite. Com bares, restaurantes e gente de todo o mundo. 


Prato típico do Porto-francesinha

Bateu fome?

Não deixem de comer a famosa francesinha, prato típico do Porto. E, não esqueça das sardinhas assadas e de um bom bacalhau acompanhados de um vinho do Porto, é claro: dos deuses!

Ponte de D. Luísque liga o Porto a Vila Nova de Gaia

Matosinhos é uma cidade bem próxima ao Porto e muito famosa pelos seus bons restaurantes. Então, resolvemos pegar o autocarro (vulgo ônibus) 500 na Praça da Liberdade (Avenida dos Aliados) para almoçarmos lá.  Escolhemos o Restaurante Serpa Pinto (Avenida de Serpa Pinto, nº 41). É uma marisqueira muito boa. Foi um deleite.


Em Leça da Palmeira, no concelho de Matosinhos, encontra-se o Porto de Leixões. É a maior infraestrutura portuária do norte de Portugal e uma das mais importantes deste país. 

Mas, é da outra margem do Rio Douro que se tem a melhor vista do Porto e onde se encontram as 15 caves de fama internacional. Vila Nova de Gaia é o "país do vinho" que se apropriou do nome desta cidade incrível. Nos próximos posts vamos embarcar nesta viagem Douro acima e conhecer um pouco sobre o vinho do Porto.


Fiz a minha listinha, anota ai.

O melhor do Porto: o que fazer e visitar:

Cais da Ribeira, Cruzeiro das 6 pontes no Rio Douro, Igreja de S. Francisco e Palácio da Bolsa, Capela das Almas, Livraria Lello, Estação de São Bento, Rua das Flores,  Sé Catedral, Mercado do Bolhão e  Rua de Santa Catarina, Praça da Batalha, Torre dos Clérigos, Passeio de Elétrico, Jardins do Palácio de Cristal e as Festas de São João no Porto.


Partilhar minhas experiências com vocês é muito bom. Volto já, já com mais histórias do norte deste país que me fascina.


Continuem nos acompanhando aqui, no nosso  Instagram e Facebook .

Temos histórias novas todos os dias. Até breve!

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page