top of page
  • Foto do escritorAna Maria Villaça

O Natal em Portugal de norte a sul

Atualizado: 24 de dez. de 2019


Rabanadas ou fatias douradas, delícia portuguesa que o Brasil adora
Rabanadas ou fatias douradas, delícia portuguesa que o Brasil adora

Olá, pessoal! Cá estou com a maravilhosa colaboração da minha querida amiga Graça Costa, uma portuguesa que conhece tudo sobre as tradições de Natal em Portugal. E, que adora cozinhar para toda a família.


Graça passou-me várias informações sobre a culinária da terrinha, do norte ao sul de Portugal. E, não esquecendo, inclusive, da belíssima Ilha da Madeira. Deu água na boca de tanta coisa gostosa. E eu , claro divido com vocês.


"CONSOADA": A CEIA DE NATAL PORTUGUESA


A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, as tradições dos pratos variam em cada região. A Ceia de Natal recebe o nome de "consoada" sendo celebrada na noite do dia 24 de dezembro.


Segundo a tradição portuguesa, na "consoada" o prato principal é o bacalhau cozido com couves, batatas, cenouras e ovos. Tradicionalmente, as famílias portuguesas reúnem-se à mesa na "consoada" e servem-se de pratos de bacalhau. Dependendo das tradições de cada região, há também peru assado ou polvo.


Prato tradicional da "consoada", a ceia de Natal com bacalhau e todos
Prato tradicional da "consoada", a ceia de Natal com bacalhau e todos

No norte de Portugal, o bacalhau dá lugar ao povo cozido com batatas e couve. Nesta região, nunca faltam as rabanadas, "filhós", que, por sinal, era o doce que minha avó mais fazia, a aletria e os frutos secos, como amêndoas, figos e passas. Tudo isto acompanhado de um belo vinho: é a companhia perfeita.


No centro de Portugal, o prato típico da noite de "consoada" é o bacalhau cozido com couve portuguesa, cenouras, batatas, grão de bico e ovos. Para a hora dos doces, não pode faltar as fatias douradas, as broas castelares, "filhós", sonhos e a lampreia de ovos.


Filhoses de forma, um doce da região central
Filhoses de forma, um doce da região central

No sul de Portugal, quer no Alentejo ou no Algarve, em tempos, o prato típico era o galo assado ou ensopado de galo com grão de bico e pão frito. Mas, os tempos mudaram. E, tanto os alentejanos como os algarvios adotaram também o bacalhau cozido. A mesa de doces é bem abastecida de azevias de batata doce ou grão, filhoses enroladas, broas de milho e o pão de rala (Alentejo) ou o morgado (Algarve).


Ensopado de galo com grãos de bico da região sul
Ensopado de galo com grãos de bico da região sul

Na região da ilha da Madeira, na "consoada", a tradição leva para a mesa as espetadas típicas da ilha em pau de loureiro. O bolo de família madeirense, também, conhecido como bolo de mel da Madeira, está presente em todas as mesas.


Mesa típica da ilha da Madeira
Mesa típica da ilha da Madeira

E, por hoje, termino o texto agradecendo à querida Graça por ter me ensinado um pouco das tradições portuguesas no Natal. E aqui um pouco de Lisboa nesta época.


Feliz Natal para todos e até breve!


Continuem nos acompanhando por aqui, no Instagram e no Facebook. Deixem seus comentários sobre o que acharam dos sabores portugueses do Natal ou contem para gente como é a ceia na casa de vocês, seja no Brasil, em Portugal ou em outro qualquer lugar do mundo.

166 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page