top of page
  • Foto do escritorSonaira D'Ávila

Oktoberfest 2019, o maior festival de cerveja do mundo em Munique

Atualizado: 28 de out. de 2019

Para quem gosta de cerveja, de 21 de setembro a 6 de outubro acontece o Oktoberfest 2019 em Munique, na Alemanha. Mais uma vez, aqui estamos para contar para vocês como vai ser a festa deste ano. 

Foto Evening Standart


O’zapft is! (no dialeto bávaro quer dizer algo como “ está aberto” ) é a expressão que às 12h00 do dia 21 declara a abertura depois da martelada no primeiro barril dada pelo prefeito. Essa cerimônia é realizada na tenda “Schottenhamel”. Esse é o sinal de que a festa está definitivamente aberta a festa que é sinônimo de Outono por aqui.




Quando se fala em cerveja e todos os seus diferentes tipos, texturas e colorações, esse festival é o maior de todos. Recebe visitantes e turistas de tudo quanto é lugar. Sua fama é tão grande que influenciou a criação de eventos similares no mundo todo. No Brasil, a festa da cerveja é realizada em vários municípios. A mais badalada acontece em Blumenau, Santa Catarina. Cidade com forte colonização alemã, é pra lá que muita gente de várias partes do país corre no mês de outubro para curtir a Oktoberfest. Diversão garantida, inclusive com a apresentação de algumas bandas alemãs.


Oktoberfest de Munique já foi cancelado pouco mais de 20 vezes devido a epidemias, a guerras e até por causa da inflação. Em  1980,  durante o festival houve um ataque terrorista que deixou feridos em estado grave e mortos. Hoje, há um memorial em homenagem às vítimas. 


Vista da Oktoberfest

Oktoberfest, um festival com mais de 200 anos

Aqui, algumas curiosidades. O que hoje conhecemos como o festival da cerveja começou como a celebração do casamento do príncipe Ludwig com Therese von Sachsen-Hildburghausen em 1810. O povo foi convidado a participar das comemorações nos campos que ficavam em frente à porta de entrada da cidade. O local onde atualmente se concentra a Oktoberfest se chama “Wiesn” que vem de Theresienwiese"(gramado de Theresa), justamente os tais campos do século XIX. Aqui tem as dicas preciosas para entender e curtir melhor a “Wiesn”.


Munique, a cidade que abriga o maior festival de cerveja do mundo

Terceira cidade alemã, situada na Bavária e com cerca de 1 milhão e 400 mil habitantes, Munique é hoje um centro desenvolvido que atrai negócios, indústrias e muitos estudantes. São mais de 50 mil que se espalham pelas ruas, lojas e metrô do município. É a sede de grandes empresas, como a Siemens e a BMW.


Por dentro da Hofbräehaus

É muito conhecida também pelas cervejarias, como a  famosa Hofbräuhaus fundada em 1589, um espaço muito grande e movimentado que fica bem no centro da cidade. Foi aqui em 24 de fevereiro de 1920, que Hitler  deu inicio ao programa político do DAP. 



Munique está às margens do rio Isar que corta o Englisher Garten, o jardim inglês, um parque lindo com quase 4 km² e considerado uma dos maiores do mundo. Olha, ele neste começo de Outono.


Englisher Garten no Outono

É a cidade do time de futebol Bayern de Munique, equipe com mais sucesso da Alemanha e vencedora de várias UEFA Champions League.

A origem do nome remonta os tempos da fundação, o ano de 1158,  München, Munique em alemão, era um assentamento em parte habitado pelos monges beneditinos. 

O nome original “Munichen.” significa o lugar "com os monges” ou a “casa  dos monges”. Ao longo dos anos, a palavra foi se modificando e chegamos ao nome dessa rica e divertida cidade. 


Agora, você está pronto para o maior festival de cerveja do mundo em MuniqueO’zapft is! A contagem regressiva para a Oktoberfest 2019 começou!!! Prost.


E, não deixe de acompanhar nossas histórias pelo mundo passa lá na nossas páginas no Facebook e no  Instagram.

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page