top of page
  • Foto do escritorBete Antunes

Passeio ao Castelo de Leiria, Portugal


Levei duas amigas brasileiras, que vieram me visitar em Portugal, para conhecer o ponto turístico mais famoso de Leiria, onde moro há dois anos.


Datado do século XII, o suntuoso Castelo de Leiria é orgulho dos habitantes da tranquila cidade no centro do país. Da construção medieval também é possível ter uma bela visão de Leiria, que fica a uma hora e meia de carro de Lisboa.

O conjunto de edificações relembra a Idade Média. No ano de 1135, Dom Afonso Henriques conquistou a fortaleza. Ao longo dos tempos, o local foi sofrendo modificações e acréscimos. Em 1324, Dom Dinis, por exemplo, mandou construir a grande torre, o palácio real e a igreja. Em 1910, o castelo de Leiria se tornou monumento nacional de Portugal.


Atualmente, o lugar mais disputado para fotos, como se diz agora, o mais instagramável, é a varanda do Paço da Rainha. O bilhete custa 2,10€ (adulto). Logo na entrada, há uma lojinha muito simpática com produtos sobre o castelo, como t-shirts e livros.

Chegar ao monumento ficou mais fácil. Em 2021, o castelo foi reaberto após obras de requalificação que tornaram o lugar mais acessível com a construção de elevadores.

Mas, se preferi ir a pé a caminhada é ótima Cruzei o Centro Histórico, respirei fundo e lá fui eu!


Ainda bem que a lojinha de souvenir, a que fica logo na entrada, também vende água. Mesmo no outono, com clima mais ameno, cheguei lá com sede. O caminho é bonito, apesar da boa subida.

Na hora de almoçar em um dos vários restaurantes da cidade, com as minhas amigas, a culpa pela gula não foi tão grande. O pudim, minha sobremesa preferida, "já tava pago". Afinal, a caminhada foi excelente.


Fotos: Acervo Pessoal


Elizabete Antunes é jornalista e mora há três anos e meio em Portugal. Depois de viver dois anos em Lisboa, se mudou para Leiria, no centro do país, a uma hora e meia da capital. Trabalhou em jornais como O Globo e Jornal do Brasil, nas revistas Quem, Contigo! e Veja Rio e no site Vipei!

Continue a seguir nosso time também no Instagram e no Facebook.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page