• Ana Maria Villaça

Portugal enfrenta a segunda onda de contágio pelo novo coronavírus

Atualizado: Nov 18


Estamos diante da chamada segunda onda de contágio da Covid-19 em Portugal

Moro em Portugal há três anos e alguns meses. Faço parte desta equipe incrível do Do Rio pra Cá. E, divido com a Úrsula as dicas e histórias de viagens, aqui, em Portugal. Falamos também de nossas viagens pelo mundo.


Mas, hoje, vou contar como andam as coisas por este lado do oceano. Não gostaria de voltar ao assunto pandemia, mas Portugal enfrenta a segunda onda de contágio pelo novo coronavírus. É muito triste, desagradável, mas é preciso enfrentar esse nova fase. Aliás, essa situação acontece em toda a Europa. A Bélgica, por exemplo, tem o maior índice de contágio por 100 mil habitantes:1390 pessoas. Enfim, a realidade se impõe de novo.

Esse céu de outono em Portugal trouxe o aumento de casos de contágio.

Aqui, na "terrinha", logo após o começo do ano letivo, em setembro, o número de contágios da Covid-19 começou a subir muito. Em outubro, os contágios ultrapassaram os 3 mil casos diários. A região norte do país foi a que apresentou o número mais elevado de casos.

Por aqui, fala-se sobre a diferença de comportamento entre os portugueses do norte e do sul. (Foto: Guiga Soares)

As pessoas dizem, aqui, que os hábitos e o comportamento dos portugueses do norte são bem diferentes dos hábitos do centro e do sul. Daí, essa elevação de casos. No norte, no Porto, por exemplo, também existem muitas indústrias que não ficaram paradas por tanto tempo. Aqui, em Lisboa há mais escritórios. E, a maioria está em teletrabalho como chamamos o home office por aqui.


Até o momento que escrevo, em Portugal há um número bem elevado de contágios e mortes: 3.299 casos de infecção e 28 mortos. Infelizmente. Foi o segundo dia com o maior número de infecções desde o começo da pandemia.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, já avisou que a situação é grave, ou seja, novas medidas com mais restrição entraram em vigor. Duas delas estão abaixo:

  • Será obrigatório o uso de máscara em espaço público para maiores de 10 anos desde que não seja possível manter a distância física de segurança de 2 metros (Lei n 62-A/2020). A lei tem duração de 70 dias pode acarretar multas de até 500 euros.

  • No fim de semana do dia 30 de outubro ao dia 3 de novembro (um longo feriado) está proibido circular entre os concelhos. Isto quer dizer que, se alguém mora em Lisboa não poderá ir para Cascais (Resolução do Concelho de Ministros n 89-A/2020). Essa medida gerou, por exemplo, a suspensão do serviço da Rede Expressos de autocarros (ônibus) com mais de 300 destinos nacionais para 86 cidades.


Enfim, por hoje, são essas as notícias do momento. Espero que meu próximo texto traga outras notícias mais positivas. Fiquem bem!


E, não deixem de continuar a seguir os posts do nosso time no Facebook e no Instagram. Tem história todo dia!

siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle