top of page
  • Foto do escritorAna Maria Villaça

Portugal: nova fase do desconfinamento e retorno dos voos


Portugal entra nesta segunda-feira, 19 de abril, em uma nova fase do desconfinamento. Essa é a terceira etapa do desconfinamento - de um plano que prevê quatro fases - com o regresso às aulas presenciais no secundário (ensino médio), e no ensino superior e com a reabertura de lojas, restaurantes e cafés.


Abaixo da listagem de tudo que abre na segunda, 19. Alguns concelhos (municípios) não vão acompanhar o restante do país na terceira fase do desconfinamento devido ao alto índice de contágio.


  • Ensino secundário (ensino médio) e superior

  • Cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos

  • Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação;

  • Todas as lojas e centros comerciais (shoppings)

  • Restaurantes, cafés e pastelarias com no máximo de 4 pessoas ou 6 em esplanadas ( áreas externas) até às 22h00 e 13h00 nos fins de semana e feriados

  • Modalidades desportivas de médio risco

  • Atividade física ao ar livre até seis pessoas

  • Eventos exteriores com diminuição de lotação, até 5 pessoas por 100 m²

  • Casamentos e batizados com 25% da lotação total do espaço


Seis concelhos não entrarão nesta terceira fase já que estão com 120 casos por 100 mil habitantes há 14 dias. São eles: Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela. Nestes concelhos, mantêm-se as regras que estão atualmente em vigor correspondentes à segunda fase do desconfinamento.


Quatro concelhos (municípios) voltarão a estar sob as regras da primeira fase, por estarem acima de 240 casos por 100 mil habitantes. São eles: Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior. Devem cumprir apenas as regras que estavam impostas em 15 de março no começo do desconfinamento.

No entanto, no que diz respeito às escolas as medidas valem para todo o território nacional. Ou seja, em todos os concelhos, independente da fase em que estejam, todas estarão abertas e em funcionamento.


RETORNO DOS VOOS COM O BRASIL E O REINO UNIDO


Confesso que só esperava essa notícia para maio após a ultima etapa do desconfinamento. Mas, o Governo decidiu levantar a suspensão dos voos com o Brasil e com o Reino Unido. Só lembro que ainda está proibida a entrada de turistas: os voos serão para viagens essenciais.


Os cidadãos provenientes do Brasil, África do Sul ou de países com uma taxa de incidência de Covid-19 igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes devem cumprir um período de isolamento profilático de 14 dias no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde.


Lá vamos nós para a terceira fase do desconfinamento desejando que tudo continue dando certo. Desejo aos amigos e seguidores, muita saúde, que todos fiquem bem. Cuidem -se.


Continuem nos seguindo no Facebook e no Instagram.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page