top of page
  • Úrsula Corona

Pula na Croácia, cidade mais romana do país

Atualizado: 28 de out. de 2019


Pula à beira do Mar Adriático em frente à costa leste da Itália ( Foto: Pixabay)

A Croácia está na minha rota anual. Um país impressionante. Numa viagem à Croácia existem pontos turísticos para tudo quanto é perfil. Os cerca de 57 mil m² que formam o país parecem pouco para tanta opção de turismo. Mas, fica aqui a pergunta: onde fica a Croácia? Vamos lá!


É um pequeno país europeu situado na chamada região dos Balcãs. Ficou muito conhecida por causa da sangrenta guerra na última década do século XX que levou o mesmo nome da região. Foi nesse período, que a ex-Iugoslávia se desfez. Dessa dissolução, surgiram 6 novos países: Eslovênia, Montenegro, Bósnia-Herzegovina, Macedônia, Sérvia e Croácia.

A nação croata é banhada no seu lado ocidental pelo Mar Adriático, ou seja, fica de frente para a Itália. Ao norte, leste e sul faz fronteira com os outros 5 países. A moeda da Croácia é o kuna e sua capital é Zagreb.


O lindo por do sol no mar de Pula, cidade croata (Foto: Pixabay)

Tenho um apreço por Pula na Croácia, considerada a cidade mais histórica do país, remonta ao século II do Império Romano. Está ao sul da península de Istría na fronteira terrestre com a Itália, país ao qual pertenceu até 1947.

É conhecida pelos seus vinhedos, oliveiras, praias de mar azul, edificações dos tempos da Idade Média e pelas ruínas romanas remanescentes. Pelo próprio desenvolvimento da sua história, tem um mix cultural de habitantes e línguas do Mediterrâneo. Possui um conjunto arquitetônico impressionante. A impressão é de estar em determinadas áreas de Roma, juro!


Duas dessas construções em que estive são o Templo de Augustus e as ruínas da casa de Agripina, mãe do imperador Nero.



O templo sofreu sérios danos com os bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial no ano de 1944. A restauração seguiu até 1947.


Anfiteatro romano ou arena de Pula construído no século I (Foto: Pixabay)

Além desses dois exemplos, posso destacar também o Anfiteatro, localmente conhecido como a arena de Pula. Até hoje, recebe eventos e tem capacidade para 20 mil pessoas. Foi construído a mando do imperador Vespasiano no século I.

Há também o Arco dos Sérgios também datado da mesma época quando a cidade pertencia ao Império Romano. Todos muito visitados pelos turistas.

Entendeu porque gosto tanto deste canto do mundo?

Então continue acompanhando nossas histórias pelo mundo lá na nossas páginas no Facebook e no  Instagram.

215 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page