top of page
  • Foto do escritorMônica Marks

Suíça, uma noite no museu


Pode parecer, mas não estou falando do filme “ Uma noite no Museu” , com Ben Stiller de 2006 e que depois gerou outras três versões. Basel Museum Nacht é um tipo de visita sem os sobressaltos e as correrias das telas de cinema. É uma grande chance de apreciar arte, boa música, inovações tecnológicas para crianças e adultos até durante a madrugada.

Acontece sempre no gelado mês de janeiro. Desta vez, a amostra conjunta reuniu 40 museus e instituições culturais com uma programação variada que atraiu visitantes não só de Basel (Suíça), mas também de outros países.


É um incentivo para frequentar museus, principalmente, para aqueles que não têm esse hábito. Além disso, é mais uma oportunidade de conhecer obras espetaculares para quem ama esse tipo de programa, como eu.


Segundo o site do evento, em 2023, foram contabilizadas 128.400 entradas em 27 museus à 01h00, o que representa cerca de 75% a mais da edição de 2022. Os visitantes participam mesmo com as temperaturas abaixo de 0 grau aproveitando cada minuto até o fechamento às 02 h00 da madrugada.

O preço é único, 25 francos suíços, algo por volta de 120 reais, dá direito a visitar todos os museus listados. Para menores de 26 anos a entrada é gratuita. O bilhete noturno comprado com antecedência pela internet permite a viagem sem custo nos transportes públicos a partir de 17h00. Há comida, bebida e música disponíveis, como o show de jazz em uma sala cheia de túmulos.

Pessoas de todas as idades participam dessa noite cultural. Detalhe: é permitido levar os cachorrinhos (foto acima) . A energia e o bom humor aquecem a noite gelada do inverno suíço. A gente acaba ignorando o frio.

O uso permanente da pulseira de acesso (foto abaixo) é obrigatório.

Um das minhas vizinhas trabalha no museu dos cartoons, uma das visitas que mais curti. É cheio de cartões postais hilários. Aliás, vou recebê-la com o marido aqui em casa para um jantar. Vai ser uma boa ocasião para entender mais sobre o funcionamento do lugar e como escolhem as peças exibidas.


Esse é mais um grande evento realizado pela cidade de Basel. Iniciativa nota mil.


Se quiser mais sobre as nossas andanças pelo mundo, clique no link do Facebook ou do Instagram.

Fotos: Arquivo Pessoal

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page