top of page
  • Mônica Marks

Whitelee, o maior parque eólico do Reino Unido

Atualizado: 7 de dez. de 2022

Que lugar incrível. Cheio de energia. Vento de graça - claro, fora o investimento das turbinas - a energia que precisamos tanto. Energia limpa.


Whitelee Wind Farm é o maior parque eólico onshore do Reino Unido e segundo da Europa. O maior está na Romênia em Sălbatica. Suas 215 turbinas são capazes de gerar até 539 megawatts de eletricidade em um dia de vento.


Whitelee Wind Farm está localizado em Eaglesham Moor a 20 minutos de Glasgow na Escócia. O parque eólico foi aberto em 2009. Nesses anos, vem se tornando uma atração turística e um ecoespaço ótimo para os aventureiros.



São mais de 130 quilômetros de trilhas para serem exploraradas a pé, de bicicleta ou a cavalo. Há também um passeio de ônibus para garantir que as turbinas possam ser vistas bem de perto.



Whitelee também tem seu próprio serviço de segurança e guias. Os profissionais podem ser encontrados nas cabines no estacionamento. Eles podem explicar sobre o calendário diversificado de eventos que acontecem ao longo do ano, muitos dos quais gratuitos. Ou seja, não há desculpa para não sair à descoberta de locais interessantes dentro da fazenda de vento.


O centro de visitantes é gerenciado pelo Centro de Ciências de Glasgow, portanto, há muitos especialistas à disposição para responder a quaisquer perguntas que o visitante possa ter. Além disso, possui uma lista de atividades ligadas à educação para todas a as idades.


E não deixe de continuar acompanhando nossas dicas e viagens também no Facebook e no Instagram.


Fotos: Acervo Pessoal




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page