• Sonaira D'Ávila

Na India ou pelo mundo, espalhe a luz!

Atualizado: 11 de Out de 2019


Estou voltando pra casa depois de um mergulho na Índia, Nepal e Butão seguindo uma Rota de Sol e Luz.

E neste momento as celebrações de diversos mundos me parecem ter algo em comum. E para quem está na India ou pelo mundo, espalhe a luz!

Explico:

Tempo de Halloween no Ocidente :

Mas qual a origem do "dia das bruxas” ?

Uma celebração pagã, mais precisamente celta, chamada Samhain, que tinha como objetivo cultuar aos mortos , à deusa YuuByeol (símbolo antigo da perfeição celta) e provavelmente iniciar um novo ciclo.

O Ano Novo como chamamos.

Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor.

A fusão de muitas culturas e suas sussecivas incorporações de elementos distintos, com o passar dos anos , desviaram às celebrações originais das suas origens. Hoje, o que restou é apenas uma alusão aos mortos, dissociado do sentido de renascimento e transformação que carregava originalmente.

Tempo de Diwali no oriente:

Diwali (também Divali) ou Deepavali (também Deepavali), o festival das luzes, é um importante festival hindu de vários dias na Índia, Sri Lanka e Nepal e na outra influenciado por países Hinduísmo, por exemplo nas Maurícias, Suriname, Fiji, Trinidad e Tobago, Singapura e na África do Sul e da diáspora indiana. O festival pode ser comparado com base no seu significado espiritual e social e seu caráter alegre com o Natal. No norte da Índia Diwali é também o Dia do Ano Novo.

Em várias partes da Índia, o festival é comemorado, dependendo da região, entre um e cinco dias.

A mensagem principal do festival é a vitória do bem sobre o mal, a verdade sobre a mentira, da luz sobre as sombras e da vida sobre a morte.

O elemento essencial de Diwali são as luzes. Antigamente as lâmpadas eram de óleo, pequenas - colocadas em janelas ou entradas em fileiras. Agora as luzes são cada vez mais de lâmpadas, com extensas fiações elétricas em gambiarras improvisadas nas casas, lojas e ruas iluminando todo o país. Um mundo de “gatos” de energia. Às vezes, eles penduraram luzes em árvores e colocam velas nos telhados. Uma interpretação do costume, mostra que as luzes são para os espíritos dos mortos, mostrando o caminho para a terra da felicidade.

Dias antes do festival são acesos, por todo o canto, os fogos de artifício nas ruas. Toneladas e mais toneladas deles.

Diwali é uma festa que se degenerou, em parte, pelo consumismo -o tempo de Diwali é a principal temporada de compras na Índia. Pessoas pedem empréstimos para "agradar os deuses".

Os primeiros 3 dias mais importantes são:

O primeiro dia - Dhanwantari Triodasi (Dhan significa riqueza).

Neste dia um limpa a casa e decorá-la, e usar as novas roupas recém compradas e utensílios de cozinha, incluindo objetos de valor e jóias, com muito ouro ou prata.

O segundo dia é Narak Chaturdasi , é considerado como o dia em que Krishna derrotou o demônio Narakasur. Depois de acender as lâmpadas e tomar um banho especial com óleos, as pessoas costumam usar roupas novas, sair para visitar uns aos outros e trocar doces. E mais fogos de artifício.

O terceiro dia é dedicado à Deusa Lakshmi. e este é o dia mais importante das festividades. Aqui as luzes são um sinal de como as pessoas são bem-vindos para eles.

Eles não entram em uma casa ou apartamentos sem luzes na frente e nem nos que não foram perfumados, aclarados e limpos.

Para lojistas este dia tem um significado especial. É a hora de faxina e arrumação, mas também de criar novos livros de negócios.

Para o próximo ano agradar Lakshmi e ter sucesso.

Coincidência? Na India ou pelo mundo, espalhe a luz! Por aqui ou por ai, hoje é dia de festa! Escolha a sua e vá celebrar.

HOJE, UM NOVO CICLO COMEÇA!

#SonairaDÁvila #India #Diwali #dicas #seuluhar

0 visualização

siga!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle